Propostas de melhorias no trânsito foram apresentadas por Rafael Fanganito, representante do SINTAXI
Na tarde desta quarta-feira (15/10), o SETCERGS participou da reunião online do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (COMMU), conduzida pelo presidente do Conselho, Jaires Maciel, com uma temática proposta por Rafael Fanganito, representante do Sintáxi. O convidado apresentou sugestões para melhorar o trânsito e a mobilidade em Porto Alegre, a partir de experiências colocadas em prática em grandes centros urbanos no mundo. 
Na avaliação de Carlos Schneider, Diretor da Superintendência de Operações de Transporte e Logística do SETCERGS, embora as soluções para melhorar a mobilidade urbana sejam importantes, é fundamental que considerem as especificidades do transporte de cargas, para que não comprometam a logística e o fluxo de mercadorias na cidade.
Modelos já aplicados ao redor do mundo
Paris tem sido pioneira na mobilidade sustentável, implementando o conceito de “Cidade de 15 Minutos”, permitindo que seus habitantes acessem todas as atividades cotidianas em até 15 minutos de caminhada ou bicicleta. A cidade restringiu o tráfego no centro e expandiu ciclovias, criando um ambiente mais tranquilo e seguro. Outros exemplos de sucesso incluem Bogotá, que implementou 84 km de ciclovias temporárias e fechou ruas aos domingos no programa Ciclovía, atraindo 1,5 milhão de pessoas semanalmente. Cidades como Milão, San Francisco, Pontevedra e Ljubljana também têm adotado iniciativas semelhantes, promovendo ciclovias, ruas exclusivas para pedestres e restringindo veículos no centro, melhorando a qualidade de vida e a sustentabilidade urbana.