Soluções para a mobilidade urbana são discutidas em reunião do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (COMMU) com participação do SETCERGS

Propostas de melhorias no trânsito foram apresentadas por Rafael Fanganito, representante do SINTAXI

Na tarde desta quarta-feira (15/10), o SETCERGS participou da reunião online do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (COMMU), conduzida pelo presidente do Conselho, Jaires Maciel, com uma temática proposta por Rafael Fanganito, representante do Sintáxi. O convidado apresentou sugestões para melhorar o trânsito e a mobilidade em Porto Alegre, a partir de experiências colocadas em prática em grandes centros urbanos no mundo. 
 
Na avaliação de Carlos Schneider, Diretor da Superintendência de Operações de Transporte e Logística do SETCERGS, embora as soluções para melhorar a mobilidade urbana sejam importantes, é fundamental que considerem as especificidades do transporte de cargas, para que não comprometam a logística e o fluxo de mercadorias na cidade.
 
Modelos já aplicados ao redor do mundo
 
Paris tem sido pioneira na mobilidade sustentável, implementando o conceito de “Cidade de 15 Minutos”, permitindo que seus habitantes acessem todas as atividades cotidianas em até 15 minutos de caminhada ou bicicleta. A cidade restringiu o tráfego no centro e expandiu ciclovias, criando um ambiente mais tranquilo e seguro. Outros exemplos de sucesso incluem Bogotá, que implementou 84 km de ciclovias temporárias e fechou ruas aos domingos no programa Ciclovía, atraindo 1,5 milhão de pessoas semanalmente. Cidades como Milão, San Francisco, Pontevedra e Ljubljana também têm adotado iniciativas semelhantes, promovendo ciclovias, ruas exclusivas para pedestres e restringindo veículos no centro, melhorando a qualidade de vida e a sustentabilidade urbana.

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×