Sistema Transporte define prioridades e agenda estratégica para 2026

Reunião ordinária dos Conselhos Estatutários da CNT, do SEST SENAT e do ITL reúne lideranças para apresentar projetos que impulsionarão o setor no próximo ano

O Sistema Transporte promoveu, nessa quarta-feira (10), a última reunião ordinária dos Conselhos de 2025. O encontro foi realizado no auditório da sede da Instituição, em Brasília, e reuniu o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa; o ex-presidente Clésio Andrade; além de representantes das entidades associadas e diretores das três casas do Sistema. Durante o encontro, foram apresentadas as ações planejadas para o ano de 2026 pelas Entidades do Sistema Transporte. O evento também reforçou o espaço de diálogo com os conselheiros, que puderam contribuir para a definição da agenda estratégica do setor.

CNT
O ano de 2026 será marcado pelas eleições. Por isso, a CNT atuará para mapear as demandas do setor de transporte e apresentá-las aos principais candidatos, dando ênfase à defesa das pautas prioritárias junto aos Poderes Executivo e Legislativo.
Entre os destaques, estão as publicações O Transporte Move o Brasil e o Plano CNT de Transporte e Logística. A primeira apresenta recomendações dos transportadores brasileiros para a retomada da construção de um sistema de transporte e logística condizente com o potencial que o país tem para se destacar entre as maiores economias mundiais.

Já a segunda identifica os principais projetos de todas as modalidades de transporte para solucionar os problemas atuais e modernizar a infraestrutura no Brasil, como obras e investimentos. Segundo o diretor de Relações Institucionais, Valter Souza, no próximo ano, poderá haver mudanças na dinâmica política. “Nesse cenário, queremos contribuir para a presença do transporte nas propostas governamentais durante e após o processo eleitoral”, afirmou.

Nesse sentido, a Entidade está preparando o lançamento de uma nova edição da Agenda Institucional Transporte e Logística, com os projetos mais relevantes em tramitação nos três Poderes, elaborada em parceria com as entidades associadas. A Confederação também planeja realizar uma edição nacional do Fórum CNT de Debates em diálogo com presidenciáveis. Além disso, entre os temas estratégicos do ano, estão o acompanhamento das concessões de infraestrutura, o avanço do Plano Nacional de Logística 2050 e a transição da reforma tributária.

Fonte: CNT 

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×