Sindicato participou da reunião do Conselho de Administração, que aprovou o balanço de 2024 e apresentou resultados expressivos de doações e impacto social
O SETCERGS, na condição de uma das entidades instituidoras e mantenedoras do Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, participou da Reunião Geral Ordinária do Conselho de Administração, realizada nesta quarta-feira (15/10), às 9h30, na sede da FIERGS, em Porto Alegre. O Sindicato foi representado pelo presidente, Delmar Albarello, e pelo ex-presidente e atual membro do Conselho Fiscal, João Pierotto. O encontro foi conduzido pelo presidente do Conselho de Administração, Claudio Bier, e reuniu representantes de diversas instituições parceiras.
A pauta incluiu a leitura do edital de convocação, a apresentação do Relatório de Atividades e a prestação de contas do exercício de 2024, conduzidas pelo presidente executivo, Paulo Renê Bernhard, e pelo contador Sérgio Barth.
Durante a abertura, Paulo Renê Bernhard agradeceu a confiança e o engajamento das entidades mantenedoras.
“Agradecemos a todos que confiam no nosso trabalho e participam ativamente dessa missão. Uma marca que nos orgulhamos é que, hoje, o Banco de Alimentos vai muito além da doação de alimentos, ou seja, o benefício não está apenas na entrega da comida, mas nas condições e cuidados que proporcionamos às pessoas. Temos o projeto Cozinha Nota 10, desenvolvido diretamente nas instituições, com apoio de cursos de Nutrição, Gastronomia e Engenharia de Alimentos das universidades. São dezenas de entidades transformadas por meio dessa iniciativa, que une conhecimento técnico e solidariedade”, explicou.
Na sua manifestação, destacou o trabalho importante da logística social, na qual o SETCERGS e seus associados são protagonistas.
“De nada adiantaria termos toneladas de alimentos se não houvesse os meios pelos quais a gente faz esse donativo chegar a quem precisa”, disse.
Os resultados de 2024 reforçam a relevância social do trabalho desenvolvido. No período, foram doados 3.942.154 quilos de alimentos, o equivalente a 13.009.108 refeições, beneficiando 1.051.241 pessoas e 262.810 famílias, por meio de 401 entidades cadastradas. O trabalho contou com o engajamento de 6.000 voluntários, que garantiram a coleta, triagem e distribuição dos alimentos em todo o Estado.
Em sua fala de encerramento, Claudio Bier destacou o espírito de dedicação que marca o trabalho das equipes e das entidades mantenedoras.
“É uma satisfação muito grande ver uma equipe organizada e um time comprometido, que trabalha com entrega e propósito. É um trabalho feito com o coração, com fidelidade à missão e respeito às pessoas que mais precisam. Fico impressionado com o quanto foi realizado e com o impacto que isso representa para a sociedade”, afirmou.
O SETCERGS reafirma seu compromisso com a responsabilidade social e com o fortalecimento das ações solidárias, unindo o transporte rodoviário de cargas à causa da segurança alimentar e contribuindo com a eficiência logística das operações em todo o Rio Grande do Sul. Através da Campanha Tudo Gira Sobre Rodas mostra que o transporte é fundamental não apenas no movimento de cargas, mas também na mudança de realidades, gerando um impacto positivo e transformador na vida das pessoas.