SETCERGS promoveu curso “Como garantir demonstrações contábeis corretas” sobre conciliações contábeis

O curso da área contábil do mês de abril aconteceu de maneira semipresencial

O Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul, SETCERGS, promoveu, na última terça-feira (23/04), o curso “Conciliações contábeis para demonstrações relevantes e confiáveis”. O curso aconteceu na modalidade online, entre às 9h e às 12h.

A iniciativa teve como objetivo capacitar os profissionais do setor a realizarem conciliações contábeis que garantam a relevância e a confiabilidade das demonstrações contábeis das transportadoras. Esses documentos são fundamentais para a captação de recursos junto a instituições financeiras, o correto cálculo dos tributos, a mitigação de riscos de fraudes e a geração de informações seguras para a tomada de decisão dos gestores.

Durante o curso, foram apresentados os principais pontos que precisam ser conciliados nas demonstrações contábeis, com foco na aplicação prática para empresas do transporte rodoviário de cargas. “A maior dificuldade dos participantes, sem dúvidas, é implantar processos internos que facilitem e assegurem a elaboração dessas demonstrações. Isso porque a maior parte das transportadoras trabalha com contabilidade terceirizada”, explicou Elisangela.

Elisangela também destacou a importância do tema e o impacto que ele pode gerar no setor.

“É um tema extremamente relevante para qualquer transportadora. Demonstrações contábeis bem elaboradas podem fazer a diferença entre conseguir ou não um financiamento, entre pagar tributos corretamente ou enfrentar problemas com o fisco. Fico feliz em poder contribuir com esse conhecimento”, concluiu a especialista.

O encontro foi ministrado por Elisangela Pereira, diretora da Competenza Contabilidade desde 2012, com expertise na área tributária. A contadora possui mais de 15 anos de experiência, com ênfase no atendimento a transportadoras de diversos portes.

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×