SETCERGS pleiteia participação no Conselho Municipal de Transportes Urbanos

Objetivo é colaborar na modernização da mobilidade em Porto Alegre

O diretor de Gestão do SETCERGS, Roberto Machado, e o assessor Jurídico Paulo Mazzardo receberam nesta quinta-feira (2) a vereadora Mônica Leal, líder da bancada Progressista da capital. Entre os assuntos, está o pedido do SETCERGS para fazer parte do Conselho Municipal de Transportes Urbanos (Comtu). 

“Estamos trabalhando num projeto para Porto Alegre através da inserção do SETCERGS no Comtu. Queremos levar as reivindicações dos transportadores, que diariamente precisam enfrentar principalmente o centro da cidade na coleta e na entrega de cargas. Hoje, esse é um trabalho muito difícil pois não há regulamentação e, muitas vezes, não há espaço para o transportador fazer a operação”, explicou Machado.

A vereadora é a criadora da Frente Parlamentar da Mobilidade Urbana na Câmara Municipal, que visa monitorar a execução de políticas públicas e planos relacionados aos transportes, fazer estudos sobre o tema, sugerir novas alternativas e modais de transporte e acompanhar, discutir e propor projetos sobre o assunto. Ela prometeu apoio à iniciativa do SETCERGS.

“Me predispus a atender essa área, principalmente mediante a discussão na Conferência de Avaliação do atual Plano Diretor de Porto Alegre. E nada melhor do que ouvir quem conhece para buscar, através da lei, essa construção. O SETCERGS tem muito a contribuir, pois é o transportador quem está na ponta”, disse Mônica Leal. “Eu preciso desse subsídio para buscar projetos de lei concretos, modernos e que acolham as necessidades das entregas de caminhão para os lojistas.”

Paulo Mazzardo apontou a necessidade de adequar o acesso ao mercado público e que determinados estabelecimentos comerciais precisam ter docas para receber as mercadorias, além de outras sugestões.

Roberto Machado lembrou da importância do transporte para o funcionamento do comércio, algo que nem sempre o consumidor percebe. “O transporte de cargas movimenta o abastecimento da cidade. Queremos que a administração pública passe a ter esse olhar e que examine os pleitos do setor. Deve haver fiscalização nos locais de carga e descarga, por exemplo.”

A vereadora convidou o SETCERGS a participar das reuniões da Frente Parlamentar da Mobilidade Urbana. 

“Ela também se prontificou a encaminhar nossos pleitos perante a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e junto ao prefeito Sebastião Melo (MDB)”, informou Machado. “Pois todos queremos uma cidade mais humana, mais produtiva e evoluída a nível social e administrativo.”

Participaram também da reunião a Viviane Schneider, chefe de Gabinete de Mônica Leal; Roberta Machado, assessora Jurídica da vereadora e a coordenadora de Gestão do SETCERGS, Michele Souza

 

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×