Reunião de aproximação entre o sindicato e a Polícia Civil destacou a importância da integração para proteger operações logísticas
A união entre o setor público e o privado é fundamental para enfrentar os desafios da segurança pública e combater os crimes que impactam diretamente a economia e a sociedade. No caso do transporte rodoviário de cargas, essa parceria é ainda mais relevante para coibir roubos, furtos e fraudes. Com base nessa premissa, o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga no Rio Grande do Sul (SETCERGS) participou, na tarde desta terça-feira (22/07), de uma reunião de aproximação com o Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) da Polícia Civil.
O encontro ocorreu à tarde, na sede do DEIC, em Porto Alegre e contou com participação do diretor da Superintendência Institucional do SETCERGS, Marcelo Garcez que é também coordenador da Comissão de Segurança do SETCERGS; e do diretor da Superintendência Institucional do SETCERGS e coordenador da COMJOVEM, Gustavo Kras. Também participou o assessor de Segurança do SETCERGS, Coronel Amorim. Eles foram recebidos pelo delegado Luis Firmino, diretor da Divisão de Assessoramento Especial do DEIC; pela delegada Isadora Galian, da 1ª Delegacia de Roubos do DEIC e pelo delegado Gabriel Lourenço, da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas do DEIC e Delegacia de Repressão ao Crime Organizado.
“Essa aproximação é fundamental para podermos compartilhar informações, fortalecer estratégias conjuntas e garantir mais segurança para os motoristas, as empresas e para toda a cadeia logística”, afirmou o diretor da Superintendência Institucional do SETCERGS, Marcelo Garcez.
Durante a reunião foi destacado o trabalho da Comissão de Segurança do SETCERGS, grupo de trabalho voltado ao monitoramento e ao compartilhamento de informações sobre ocorrências nas rodovias. A comissão foi criada para fortalecer a comunicação entre as transportadoras e agilizar o repasse de dados às autoridades, contribuindo para a prevenção de roubos, furtos e outros sinistros nas estradas. Uma das primeiras iniciativas do grupo foi a criação de um canal exclusivo no WhatsApp para associados, onde são compartilhadas, em tempo real, ocorrências relevantes, além de orientações técnicas e institucionais com o suporte dos assessores Coronel Amorim e Ivanildo Santos. A partir do encontro com a Polícia Civil, o esforço é ampliar a atuação desse grupo e tornar cada vez mais ágeis a transmissão de informações para auxiliar na recuperação de cargas e caminhões roubados e no combate ao crime.
Comissão de Segurança do SETCERGS
Para participar do grupo, a empresa associada deverá indicar um representante legal, que atuará como membro titular no canal.
O interessado deve preecher o formulário disponível no link abaixo, informando os seguintes dados:
• Nome completo
• Número de celular (WhatsApp)
• E-mail de contato