SETCERGS e COMJOVEM recebem troféu Alma Gaúcha por ações de solidariedade durante as inundações de 2024

Mobilização e apoio à população afetada pelas enchentes no Rio Grande do Sul foram essenciais

O Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (SETCERGS) e a Comissão de Jovens Empresários e Executivos (COMJOVEM) foram agraciados com o Troféu Alma Gaúcha, uma premiação que reconhece as iniciativas de personalidades e entidades que se destacaram durante e enchente de 2024. A cerimônia, realizada no Hotel Deville em Porto Alegre, contou com a participação de diversas lideranças do setor de transporte e logística e foi promovida pela Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no Rio Grande do Sul (FETRANSUL).

O SETCERGS, foi rconhecido por sua atuação em prol da sociedade. Por meio de seus membros, coordenou pontos de coleta de doações e disponibilizou uma chave PIX para contribuições financeiras, arrecadando itens essenciais como alimentos, materiais de limpeza, colchões e água potável. O superintendente Institucional do SETCERGS, Eduardo Richter, recebeu o troféu em nome da entidade das mãos do vice-presidente da Fetransul, Sérgio Neto. 

Já a COMJOVEM foi agraciada também pelos seus esforços. O grupo mobilizou seus integrantes para a arrecadação e distribuição de mantimentos, além de incentivar ações em favor das vítimas e até dos animais afetados pelas enchentes. A entrega foi feita pela diretora da Fetransul, Betina Kopper acompanhada do representante da COMJOVEM Nacional, André de Simone. ao representante da COMJOVEM Porto Alegre, Marcelo Trombeta. 

Seminário Caminhos para um Transporte Sustentável

Durante a programação do evento, foi realizado o painel “Caminhos para um Transporte Sustentável”, que reuniu especialistas e líderes do setor para discutir soluções inovadoras para a mobilidade e sustentabilidade no transporte no Brasil.

A primeira palestra foi conduzida por Erica Marcos, gerente executiva ambiental da Confederação Nacional do Transporte (CNT), que abordou o papel dos combustíveis alternativos como solução para a redução das emissões. Em seguida, Henry Joseph Junior, diretor de sustentabilidade da ANFAVEA, discutiu as inovações tecnológicas nos veículos, destacando as mudanças necessárias para operadores e embarcadores. Gilvani Mossoi, diretor da Transportes Cavalinho, trouxe uma análise sobre a visão do transportador, além dos desafios do cenário atual e futuro da descarbonização. O painel foi encerrado por João Carlos Dal’Aqua, vice-presidente da Fecombustíveis, que compartilhou sua visão sobre a matriz de combustíveis e os rumos da indústria.

Na solenidade de abertura, o presidente da Fetransul, Francisco Cardoso, comentou sobre os desafios enfrentados pelo setor e destacou a responsabilidade compartilhada no processo de descarbonização do transporte. 

“O setor de transporte tem plena consciência de seu papel na agenda de descarbonização. A Confederação Nacional do Transporte, acredita que a solução passa, necessariamente, por um programa nacional de renovação de frota. Não se trata apenas de discurso, mas de uma necessidade real. Um caminhão Euro 6 emite, em média, 96% menos CO₂ do que um modelo Euro 2, ainda em circulação no país. Essa é uma resposta concreta que salva vidas, gera empregos e reduz emissões”, afirmou Francisco Cardoso.

O presidente da CNT, Vander Costa, também reforçou a importância da renovação da frota para a descarbonização do transporte. 

“A modernização da frota é um caminho inadiável para reduzir emissões e tornar o transporte mais eficiente. Não estamos falando apenas de uma necessidade ambiental, mas de uma medida que impacta a saúde pública, a economia e a competitividade do setor”, declarou Vander Costa.

O SETCERGS esteve representado no evento pelo seu superintendente Eduardo Richter e seus diretores Betina Kopper, Sérgio Neto, Marcos Couto e Marcelo Garcez. Também esteve presente o representante do Conselho Fiscal, João Pierotto. Além disso, integrantes da COMJOVEM Porto Alegre, acompanharam o evento

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×