SETCERGS comemora o dia da mulher

Um ambiente ainda masculinizado, mas o setor de TRC tem percebido o valor do protagonismo feminino. Elas chegaram de mansinho e para ficar!

Lugar de mulher é onde ela quiser! Essa frase resume o encontro de mulheres de alta potência e do setor de TRC que se reuniram nesta manhã (15) na sede do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul – SETCERGS.

A importância da leveza em diversos aspectos da vida, especialmente quando se trata da autogestão feminina, foi um dos temas do evento dedicado ao mês da mulher, que contou com uma conversa trazida por Alexandra Correa, psicóloga e diretora da Valor Humano Consultoria e Gestão Estratégica.

“As mulheres desempenham múltiplos papéis que vão além de suas responsabilidades profissionais e de liderança. Existe, ainda, uma carga significativa. Por isso é importante discutir a leveza porque é algo que está intrinsecamente ligada à capacidade da mulher de olhar para si mesma, cultivando seu mundo interior através da autoaceitação, da autoestima e do autocuidado. A autogestão feminina se relaciona com o que é significativo para cada mulher, e como ela aprende a se posicionar diante das adversidades, tanto no ambiente corporativo quanto na vida pessoal”, relatou

Na sua apresentação, a palestrante ressaltou algumas das características intrínsecas à mulher como criatividade, escuta, relacionamento e capacidade de criar soluções.

“Não existe uma receita pronta. Não vim aqui para dizer para vocês como se administra a necessidade de diferentes áreas da vida. Por isso, é tão importante a autogestão, que tem a ver com uma jornada muito mais interna, ou seja, é aquilo que vai fazer sentido e que vai funcionar para mim”, completou.

A vice-presidente do SETCERGS, Andressa Scapini, falou emocionada sobre a presença cada vez mais marcante da mulher no setor.

“O nosso Sindicato á casa do transporte rodoviário gaúcho. É o espaço onde se molda o TRC da melhor forma possível, e estamos de braços abertos para que todos vocês participem e contribuam conosco. Sinceramente, sinto meu coração transbordar de energia e alegria, porque o que mais valorizamos é a presença de vocês”, disse.

Ao longo das décadas, as mulheres foram conquistando aos pouquinhos seu espaço dentro do setor logístico e TRC, sempre atentas ao empenho das mulheres, as empresas do setor têm dado seu incentivo.

O presidente do SETCERGS, Sérgio Mário Gabardo, fez uma saudação especial às mulheres e destacou o importante papel da família em nossas vidas.

” Precismos despertar e valorizar cada vez mais essas potências de participação e representação sob liderança feminina”, disse.

A coordenadora de Gestão do SETCERGS, Michele Souza, destacou a presença expressiva de mulheres na diretoria do Sindicato.

“O Sindicato vai fazer 65 anos. A presença das mulheres é algo que começou de forma muito recente. Hoje temos três mulheres em cargos de liderança e temos que melhorar cada vez mais esse espaço de representação e protagonismo em caros de liderança”, disse.

Além da vice-presidente Andressa Scapini, também diretora da Scala Logística compõem a diretoria Etiane Clavijo, diretora da Cooperlíquidos e Betina Kopper, diretora da Olinda Transportes.

O evento Dia da Mulher foi uma realização do SETCERGS e contou com as marcas apoiadoras Dipesul Volvo, Hoff, Vale do Caí Acessórios, Intercity e Transportes Gabardo. Além da palestra, as participantes tiveram a oportunidade de conhecer um caminhão especialmente configurado para a causa da mulher e puderam prestigiar a feirinha de empreendedoras femininas e relaxarem no espaço Quick Massagem.

O bate-papo prosseguiu com uma conversa envolvendo quatro mulheres no palco: Andressa Scapini, vice-presidente e coordenadora da Comissão de Relações do Trabalho do SETCERGS; Andressa Corrêa da Silva, advogada da assessoria jurídica do SETCERGS; Alexandra Correa, psicóloga e Carine Cardoso, gerente e relacionamento da Transpocred e integrante da comissão do Núcleo de Ação Social do SETCERGS.

No telão foi passado felicitações através de mensagens motivacionais apresentadas por Iracema Gabardo, coordenadora do Núcleo de Ação Social do SETCERGS e da presidente executiva do SETCESP, Ana Larrouge, também idealizadora do movimento Vez e Voz.

O transporte rodoviário de cargas ainda é considerado majoritariamente masculino, conforme dados de um estudo do Instituto Paulista do Transporte de Carga (IPTC). Embora 66% dos colaboradores das transportadoras ainda sejam homens – e 73% dos cargos de liderança executiva sejam ocupados por eles – o cenário está mudando gradativamente. E para melhor.

Empresas, entidades e instituições do setor têm percebido a importância de um ambiente mais diverso e igual, onde exista, de fato, um protagonismo feminino.

No link abaixo veja as fotos com os melhores momentos do evento:

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×