Dados alarmantes reforçam urgência de estratégias conjuntas para combater roubos e receptação de cargas
O roubo de cargas continua sendo um dos maiores desafios do transporte rodoviário no Brasil, movimentando o crime organizado e trazendo prejuízos milionários à economia. Só em 2024, segundo o Diagnóstico Nacional da NTC&Logística, foram mais de 10 mil ocorrências registradas — uma média de 28 casos por dia. Diante desse cenário, o 2º Encontro Nacional sobre Segurança no TRC reuniu empresários, forças de segurança e lideranças do setor, na quarta-feira (27/08), na subsede da NTC&Logística, em São Paulo, para debater soluções e propostas de enfrentamento.
O SETCERGS esteve representado pelo diretor da Superintendência Institucional, Marcelo Garcez e pelo assessor no âmbito nacional da Comissão de Segurança do SETCERGS, Ivanildo Santos, em um espaço que buscou integrar dados técnicos, análises jurídicas e novas tecnologias para fortalecer a proteção do transporte de cargas.
“O 2º Encontro Nacional de Segurança foi de extrema importância para o setor, pois tratou de temas que impactam diretamente o dia a dia do TRC. Destacamos junto aos órgãos de segurança a preocupação com os frequentes furtos e roubos na Serra do Cafezal, reforçamos a urgente necessidade de maior integração entre as polícias e também debatemos a decisão do Ministério da Justiça em cancelar a integração existente entre a PRF e o GAECO (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado)”, afirmou Marcelo Garcez.
Entre os destaques estiveram as discussões sobre a necessidade de maior integração entre órgãos de segurança, a efetividade da legislação vigente, os impactos econômicos para as empresas e o papel das ferramentas de rastreabilidade e gestão de riscos no combate à receptação e ao comércio ilegal de peças.