
Comissão de Segurança do SETCERGS divulga passo a passo essencial para transportadoras
Em casos de roubo de veículos ou cargas, a agilidade é um dos principais fatores para aumentar as chances de recuperação. Pensando nisso, a Comissão de Segurança do SETCERGS, de acordo com orientações técnicas do DEIC – Departamento Estadual de Investigações Criminais, estruturou um protocolo com os primeiros passos que devem ser seguidos pelos associados em situações como essa. Segundo a PRF, quando o registro é feito dentro da primeira hora, as chances de recuperação ultrapassam 90%.
O procedimento começa com o contato imediato com as autoridades pelo 191 (rodovias federais) ou 190 (rodovias estaduais), seguido da comunicação à empresa, acionamento da seguradora, elaboração do Boletim de Ocorrência com detalhes da carga e registro nos sistemas SINAL e Sinesp Cidadão. Por fim, é essencial enviar uma cópia do BO à Assessoria de Segurança do SETCERGS.
A Comissão de Segurança atua para agilizar o repasse de informações às autoridades e fortalecer a prevenção de sinistros nas estradas. O passo a passo pode ser conferido na imagem anexa.