Produção de caminhões deve fechar 2020 acima do esperado

Ainda assim, volume previsto representa queda de 13%

A produção de caminhões deve fechar 2020 melhor do que o previsto pela Anfavea, devendo chegar a 87 mil unidades no ano. A nova estimativa foi feita pela própria entidade na segunda-feira, 7, durante sua coletiva mensal de imprensa para divulgação dos números de novembro. Em outubro, quando a associação das fabricantes havia divulgado revisão das projeções, indicou que encerraria o ano com 83,5 mil caminhões produzidos.

Ainda assim, o novo volume previsto pelas montadoras vai representar uma queda de 13% sobre o resultado de 2019, melhor que a retração de 18% esperada anteriormente.

Segundo o vice-presidente da Anfavea, Marco Saltini, após as paralisações das fábricas março, abril e maio, o segmento de caminhões já vinha com uma recuperação ao longo dos meses, demonstrando ter sido o menos impactado pela crise do coronavírus. A Anfavea reforça que o desempenho do acumulado do ano ainda significa queda com relação a 2019.

“Ainda está muito aquém da nossa capacidade, mas não se pode esquecer que isso ainda é reflexo da paralisação de um mês ou mais por causa da covid-19.”

Ele lembrou ainda que o setor de caminhões está com ociosidade em torno dos 60%. “Já foi pior, chegamos a rodar dois anos num nível de 4 mil unidades por mês em toda a indústria. Hoje, algumas fábricas até estão trabalhando com dois turnos, mas não por causa de volume, mas por devido aos protocolos de segurança e distanciamento, que mudaram a velocidade da produção, tornando necessária a adoção desses novos turnos para atender a demanda atual.”

Para Saltini, com a melhora significativa dos volumes de caminhões ao longo dos últimos meses, o setor de veículos pesados – que considera a soma de caminhões e ônibus – deverá fechar 2020 com uma queda entre 14% e 15%, melhor que o índice de queda esperado anteriormente, que era de 21%. Ele acrescenta que em outubro, a Anfavea esperava fechar o ano com 97 mil veículos pesados, entre caminhões e ônibus.

Fonte: Automotive Business

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