
Experiência na fábrica da Prometeon, em Gravataí, permitiu a integrantes da COMJOVEM Porto Alegre compreender a importância da tecnologia por trás de um dos principais elementos do caminhão: o pneu
Em um cenário cada vez mais exigente em termos de eficiência, segurança e sustentabilidade, a tecnologia aplicada aos pneus ganha protagonismo nas operações de transporte rodoviário. Os pneus modernos incorporam avanços em engenharia de materiais e design inteligente. Para frotas de caminhões, esses recursos se traduzem em maior durabilidade, menor consumo de combustível, redução de paradas não programadas e, principalmente, mais segurança nas estradas.
Conhecer de perto o processo de fabricação desse componente essencial motivou a visita técnica da COMJOVEM Porto Alegre à fábrica da Prometeon, em Gravataí, nesta terça-feira (15/07). A atividade proporcionou aos participantes uma imersão no universo da indústria de pneus, com aprendizado técnico, integração e a oportunidade de acompanhar cada etapa da produção.
Durante o percurso, os jovens empresários circularam por setores da linha de montagem e logística da Prometeon, exploraram as fases do desenvolvimento tecnológico e compreenderam como a inovação impacta diretamente a performance, a segurança e a eficiência dos veículos de carga.
“A Prometeon é hoje a quarta maior fabricante de pneus do mundo, presente em cinco continentes e com forte atuação no Brasil. Só na unidade de Gravataí, somos mais de 1.400 colaboradores diretos e mais de 3 mil pessoas envolvidas nas operações do complexo. Nosso foco está no desenvolvimento de pneus industriais — para caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e OTR — com alta tecnologia e desempenho. Desde nossa criação, em 2017, a partir da divisão da área industrial da Pirelli, seguimos evoluindo com uma estratégia multimarca e multiproduto, ampliando nossa presença global e investindo continuamente em inovação”, destacou o coordenador de frotas da Prometeon, Rafael Murussi.
Para Marcelo Trombetta, integrante da COMJOVEM POA, o momento também fortaleceu os vínculos do grupo e o espírito colaborativo entre os jovens empreendedores.
“O que eu mais gosto dessa turma é justamente isso: a gente compartilha os problemas, os desafios, sem medo. Quando estamos cercados de gente do bem, como vocês aqui, não existe receio de compartilhar dores, dificuldades, de dividir o que não está funcionando. Esse medo de perder cliente, de expor um problema ou compartilhar informação… isso ficou no passado. Entre nós, não há mais espaço para isso”, afirmou.
Criada oficialmente em 2017, a partir da cisão da parte industrial da Pirelli, a Prometeon iniciou sua trajetória com a produção e comercialização de pneus da marca Pirelli. Atualmente, a empresa adota uma abordagem multimarca e multiproduto, expandindo continuamente seu conhecimento tecnológico. Possui cinco fábricas no mundo: Egito, Turquia e duas no Brasil — em Gravataí (RS) e Santo André (SP).