
Contrato de construção da travessia entre Porto Xavier e San Javier será assinado em junho
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) confirmou que o contrato para a construção da ponte internacional entre Porto Xavier (RS) e San Javier (Argentina) será assinado em junho de 2025. A obra, esperada desde os anos 1980, promete melhorar significativamente o escoamento de cargas, especialmente da produção de soja da região Noroeste do Estado, e abrir novas rotas logísticas para o Transporte Rodoviário de Cargas e Logística (TRCL).
O projeto prevê um investimento de R$ 214,6 milhões, com recursos do Novo PAC. O consórcio vencedor, liderado pela Rivoli Construtora e composto por outras quatro empresas, ficará responsável por todas as etapas da obra, incluindo os projetos executivos, obtenção de licenças e execução dos serviços. O cronograma estima quatro anos de construção após a emissão da ordem de início.
Benefícios logísticos e comerciais
Atualmente, a travessia no local é feita por balsa, com operação limitada a horários específicos e vulnerável a variações no nível do Rio Uruguai.
Além de fortalecer a infraestrutura de exportação pela Argentina, a obra incluirá a construção de novos complexos aduaneiros, melhorando o controle e a agilidade nos procedimentos migratórios e de fiscalização de cargas. A nova ligação internacional será a terceira ponte entre Brasil e Argentina, somando-se às de Uruguaiana e São Borja. A expectativa é que a infraestrutura impulsione o desenvolvimento regional e diversifique rotas logísticas, reduzindo a dependência de corredores rodoviários mais sobrecarregados.
O SETCERGS recebe de forma positiva a notícia uma vez que com a ponte, a região ganha uma alternativa permanente e segura, com conexão direta à BR-392, ampliando o potencial logístico e diminuindo custos de transporte.
Fonte: Reportagem de Carlos Rollsing – GaúchaZH / Agência RBS
Crédito da Foto: André Ávila / Agencia RBS