No Dia Mundial da Bicicleta, SETCERGS destaca os benefícios da prática para empresários, gestores e motoristas do setor de transporte
No dia 3 de junho, é celebrado o Dia Mundial da Bicicleta, uma data que reforça os múltiplos benefícios dessa prática simples e acessível. Além de ser um meio de transporte sustentável, o ciclismo pode ter impactos significativos na saúde física e mental.
Estudos recentes comprovam que pedalar com regularidade fortalece o sistema cardiovascular, melhora o humor, ajuda no controle do peso, reduz o risco de diabetes tipo 2 e até aumenta a expectativa de vida. Uma pesquisa no Reino Unido apontou que ciclistas têm 47% menos risco de morte por qualquer causa. Além disso, há evidências de que a prática contribui para o bem-estar cognitivo e reduz sintomas de estresse e ansiedade.
A bicicleta pode ser aliada na promoção da saúde dos colaboradores. Programas internos de incentivo à atividade física, como pedaladas em grupo ou a instalação de bicicletários, são medidas simples que podem gerar impacto positivo no engajamento e na produtividade das equipes. Já para motoristas, que permanecem longas horas ao volante, adotar o hábito nos momentos de folga pode ser um fator preventivo de doenças crônicas, contribuindo para uma vida mais ativa e saudável.
Fonte: Redação Mundo RH