5G e redes neurais: o que você precisa saber sobre essas novidades

Nova rede chegar pode chegar a 10 ou 20 vezes mais velocidade do que se tem hoje com o 4G

Você já deve ter ouvido falar em 5G, certo? Pois bem, de acordo com o nosso gestor de tecnologia, Marcelo Ribeiro, essa é a próxima geração de rede de internet móvel, que promete velocidade de download e upload de dados mais rápida, cobertura mais ampla e conexões mais estáveis. “Estima-se que poderemos chegar a 10 ou 20 vezes mais velocidade do que temos hoje com o 4G”, explica Marcelo.

Além das atualizações nas conexões de internet móvel, também estamos acompanhando as novidades das redes neurais: você já conhece? As redes neurais são sistemas de computação que nós humanos interconectamos. Elas se assemelham aos nossos neurônios e por isso são chamadas de “neurais”. Utilizando algoritmos específicos, elas podem reconhecer padrões escondidos e processar dados brutos, agrupando e classificando. “Cada segundo de análise representa aprendizado constante e evolução”, destaca.

A importância das redes neurais está diretamente ligada à assertividade relacionada à infinidade de dados analisados e sua velocidade de entrega dos resultados classificados após o aprendizado. “A aplicação é infinita, podendo ser inicialmente utilizada em diagnóstico de doenças, análise de crédito, analítico de imagens, reconhecimento facial, previsão de vendas, tomada de decisão, entre outras usabilidades”, ressalta.

Tecnologia 5G e redes neurais: o que muda?

Com o uso do 5G ganhamos velocidade nas operações, ou seja, tudo o que fazemos hoje será feito muito mais rápido. Dessa forma, também se aplicam a essa evolução as tecnologias específicas de realidade aumentada, comunicação entre drones e até carros autônomos “falando entre si”. “Porém o mais empolgante é exatamente o que ainda “não sabemos” sobre onde ela poderá ser aplicada”, comenta Marcelo.

De qualquer forma, uma coisa é certa: utilizando a velocidade e largura de banda do 5G, as redes neurais poderão processar mais rapidamente uma quantidade significativa de dados, entregando o resultado classificado em menos tempo. Além disso, poderá também ser aplicada com mobilidade e deslocamento, direcionada também a aplicações rodoviárias.

“A segurança eletrônica, viária, frotas e logística já está sendo revolucionada há alguns anos com o uso de vídeo monitoramento embarcado. Entregando muito mais do que relatórios. Portanto, o videomonitoramento será impulsionado com o advento do 5G, pois poderá transmitir mais dados e consequentemente, maior qualidade do áudio e vídeo”, detalha Marcelo. Enquanto isso, a rede neural poderá analisar todas as informações com mais assertividade, uma vez que receberá dados mais qualificados, resoluções mais altas, agregando aprendizado melhorado.

Portanto, a conjunção das duas tecnologias entregará qualidade, segurança e automatização de diversos processos com maior velocidade. “Não só o 5G ou as redes neurais estarão revolucionando nossas vidas cada dia mais, há anos redes IoT, Big Data e Analytics vêm sendo disruptivas em vários segmentos, dentre eles a indústria com 4.0, as cidades inteligentes, automação residencial”, indica. A própria Starlink, do bilionário Elon Musk, promete revolucionar a cobertura satelital global oferecendo conectividade de internet principalmente onde as redes de telefonia não chegam.

Por Marcelo Ribeiro, especialista em soluções tecnológicas para o segmento automotivo com mais de 20 anos de atuação com telemática, rastreamento, vídeo monitoramento, redes neurais, AI.

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×