NTC&Logística apoia flexibilização dos protocolos sanitários no Mercosul

Exigência de teste RT-PCR negativo provoca demora e aumento de custos

A NTC&Logística é uma das entidades brasileiras integrantes do Conselho Empresarial do Transporte Rodoviário de Cargas do Mercosul, Bolívia e Chile – CONDESUL, que elaborou uma nota para os Coordenadores Nacionais do Subgrupo de trabalho nº 5 – transporte do Mercosul, solicitando uma reavaliação das exigências dos protocolos exigidos dos tripulantes nas divisas dos países. A ideia é flexibilizar as exigências, haja vista que a vacinação contra a COVID-19 avançou muito em toda a região dos países que compõem o Mercosul, e com isso houve queda acentuada do número de mortos.

A Argentina, Chile e Peru desde abril deste ano vêm exigindo a apresentação de um teste RT-PCR negativo no ingresso no seu território para todos os tripulantes do caminhão de cargas. E isso tem trazido aumento acentuados de custos, demora no processo de liberação dos veículos e insegurança jurídica, entre outros problemas.

O Uruguai, diferentemente, determinou a exigência do mesmo teste para todos os tripulantes que ingressarem no seu território, mas o custo dos exames ficou a cargo do destinatário, o que foi um alívio no custo, mas, ainda assim, causa morosidade na liberação dos veículos.

Por fim, o Conselho reitera as solicitações anteriores, em especial, a continuidade das tratativas na busca constante de agilização e desburocratização, principalmente nas fronteiras, devido às dificuldades enfrentadas pelos transportadores.

Fonte: NTC&Logística

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×