Ministro Onyx Lorenzoni participa de encontro realizado pelo Sistema Fetransul

Evento reuniu lideranças do transporte

Nesta terça-feira (22), um encontro realizado pelo Sistema Fetransul reuniu, no Hotel Deville em Porto Alegre, lideranças do setor de transporte de cargas e passageiros que apresentaram ao Ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, as demandas do setor. O encontro foi conduzido por Afrânio Kieling, presidente da entidade e do Conselho Regional do SEST SENAT no RS. Participaram também o presidente do SETCERGS, Sérgio Gabardo, e representantes da diretoria do sindicato.

Entre as demandas apresentadas pela Dra. Raquel Caleffi, Assessora Jurídica do Sistema Fetransul, estavam: revisão das normas reguladoras, NR04, NR06 e NR16; não caracterização de periculosidade pela quantidade de combustível contida nos tanques dos veículos de transporte; revisão da base de cálculo da cota de aprendizagem e a das pessoas com deficiência; bloqueio eletrônico de valores pela penhora online e parcelamento de dívidas trabalhistas.

Coube ao vice-presidente da Fetrancesc, Dagnor Schneider apresentar os números do transporte rodoviário de cargas no que se refere às condenações trabalhistas que atingem valores absurdos, o orçamento com gastos bilionários da Justiça do Trabalho e as distorções que provocam enormes prejuízos às empresas e desestimulam investimentos no país. Por último, o representante do transporte de passageiros elencou as medidas de auxílio e salvaguarda do transporte coletivo de passageiros, medidas estas extremamente necessárias, uma vez que o setor foi atingido duramente pela pandemia.

O posicionamento do Ministro em relação às demandas apresentadas, foi de que o governo atual promoveu a reforma trabalhista que flexibilizou as relações entre trabalho e capital, além de outras medidas que reduziram a burocracia e o peso do Estado nas atividades empresariais. Onyx afirmou que todas as demandas serão analisadas e respondidas brevemente.

Fonte: Fetransul

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×