
Com grandes frotas em operação, tecnologia promete ganhos em segurança, eficiência e sustentabilidade — tendências que impactarão também o setor rodoviário brasileiro
Uma mina de carvão na China iniciou uma operação de larga escala com caminhões autônomos elétricos, sinalizando um novo patamar na automação do transporte de cargas pesadas. O projeto, que prevê uma frota de 300 veículos autônomos até 2028, já conta com 100 caminhões do modelo XCMG ZNK95 em circulação desde maio. A operação está integrada à plataforma CVADCS, da Huawei, e utiliza rede 5G para comunicação em tempo real entre os veículos e a central de controle.
Os caminhões, que não possuem cabine e podem operar mesmo em temperaturas extremas de -40 °C, têm capacidade para transportar até 90 toneladas e oferecem uma eficiência 20% superior à dos modelos conduzidos por motoristas humanos. A operação é restrita ao entorno da mina, com um raio de 60 km, o que viabiliza o uso seguro da tecnologia em áreas controladas.
Esse não é um caso isolado. Na Alemanha, a MAN apresentou recentemente seu primeiro caminhão autônomo, desenvolvido com apoio do governo alemão. Nos Estados Unidos, a Aurora Innovation iniciou uma rota comercial entre Dallas e Houston utilizando caminhões sem motorista, inclusive para transporte de produtos congelados, sem intervenção humana ao longo de mais de 1.900 km.
Fonte: Portal Mobilidade & Sustentabilidade