Jovens empresários e lideranças da região sul se reúnem no seminário itinerante da COMJOVEM

O primeiro encontro do ano aconteceu em Chapecó, Santa Catarina

A NTC&Logística por meio da coordenação nacional da COMJOVEM iniciou a sua sequência de eventos e atividades, ontem (12), com o primeiro Seminário Itinerante de Chapecó (SC).  O evento deste semestre marcou o retorno das atividades presenciais da Comissão depois de dois anos de pandemia e contou com a participação numerosa dos coordenadores e representantes do projeto na região Sul.

O presidente Francisco Pelucio marcou sua presença no momento através de transmissão online. Em sua fala de abertura, o presidente agradeceu a presença de todos os presentes no Seminário e lembrou dos 15 anos de história da COMJOVEM, desde a sua fundação até os dias de hoje. “A Comissão foi uma ideia do nosso querido ex-presidente Adalberto Panzan. Ela permaneceu alguns anos inativos, até que, em 2004, durante a gestão do Urubatan Helou no SETCESP, a COMJOVEM foi recriada. Três anos depois, percebendo o potencial dela para a melhora do transporte rodoviário de cargas no Brasil, levei a ideia de torná-la uma ação nacional para o ex-presidente da NTC&Logística e atual vice-presidente da CNT, Flávio Benatti ”, explicou Pelucio.

Participaram das apresentações iniciais o coordenador nacional da COMJOVEM, André de Simone, e a vice-coordenadora, Joyce Bessa. André destacou o sucesso de público do Seminário e agradeceu o apoio de todos os patrocinadores. “Muito obrigado por acreditarem no nosso trabalho e na atuação da COMJOVEM em levar o desenvolvimento e o incentivo ao networking para o Brasil. Graças a essa confiança e investimento, hoje, contamos com a presença de representantes da COMJOVEM de toda a região Sul”, começou André. O coordenador do Núcleo de Chapecó, Daniel Vicenzi também comentou em sua fala inicial a importância da realização do evento e como o grupo vem se desenvolvendo ao longo dos últimos três anos de atuação.

As introduções também tiveram a presença do presidente da Fetrancesc, Ari Rabaiolli, do presidente do Sitron, Ivalberto Tozzo. Ari ressaltou a qualidade do trabalho dos coordenadores da COMJOVEM nacional e do núcleo de Chapecó em tornarem a ocasião possível, e parabenizou o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, por incentivar e apoiar a criação e trabalho da COMJOVEM no município.

Tozzo, por sua vez, pontuou a importância de existir um projeto como a COMJOVEM  e do Itinerante para incentivar o empreendedorismo nos municípios. Segundo o presidente do Sitran, “Graças à existência de iniciativas como esta, podemos aproveitar o momento de destaque da economia em Chapecó e explorar a capacidade criativa e inovadora de nossos empresários”, disse o presidente do Sitran.

Representando o prefeito, o secretário de desenvolvimento econômico de Chapecó, Elio Cella falou sobre a felicidade de receber o evento na cidade e parabenizou os participantes e as autoridades do setor presentes.

Logo após abertura, os participantes assistiram ao vídeo promocional dos parceiros da NTC&Logística e assistiram à fala do coordenador nacional, André de Simone, explicando o funcionamento da COMJOVEM e a sua composição de cargos. Graças ao trabalho dos seus incentivadores e protagonistas, a COMJOVEM agrega, atualmente, 60.000 caminhões, se somados todos os veículos de seus membros. Além disso, o projeto é presente em 10 estados brasileiros e possui mais de 500 jovens empresários integrados a ele.

Entre os seus objetivos institucionais está a realização de ações de cunho sociais e a transmissão de conteúdos considerados relevantes e atuais para o TRC. Exemplo desse trabalho foi a palestra do assessor jurídico da NTC&Logística, o Dr. Narciso Figueirôa Junior, sobre a terceirização da mão de obra no transporte rodoviário de cargas.

De acordo com o Dr. Narciso, a terceirização sempre foi uma realidade no TRC, entretanto, antes da Reforma Trabalhista em 2017, não existia uma delimitação adequada de como regularizá-la mantendo os benefícios de outras categorias de contratação. “A terceirização é um processo natural que vem acontecendo no mundo inteiro. Mais do que uma adaptação, é uma necessidade, pois permite às empresas contratantes uma melhor especialização dos seus serviços, contribuindo para a redução de custos e a geração de empregos”, declarou Narciso.

Encerrando a programação prevista, o Juiz do trabalho  Marlos Melek, comentou sobre pontos importantes da relação entre empresa e colaboradores, com base na Reforma Trabalhista da qual ele participou ativamente para aprovação em 2018, e também esclareceu pontos importantes para os presentes. Na oportunidade também discorreu sobre os pontos que precisam ser aprimorados nas leis para que haja uma relação cada vez mais justa entre as partes. Ele também comentou sobre a publicação dos seus dois livros e trouxe insights importantes para contribuir com os empresários presentes no evento.

As palavras de finalização do evento ficaram sob responsabilidade dos coordenadores presentes, Joyce Bessa e André de Simone, que, novamente, agradeceram aos participantes, e aos patrocinadores do Seminário, responsáveis por tornar possível a realização e conclusão de todos estes acontecimentos memoráveis.

Fonte: NTC

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×