
Encontro reuniu profissionais de RH para trocar experiências e fortalecer a imagem do transporte rodoviário como setor empregador
Aconteceu na última quarta-feira, 14, a edição de maio do tradicional encontro que promove a integração dos RHs das empresas de Transporte Rodoviário de Cargas do Rio Grande do Sul. O evento teve como tema central o employer branding e contou com os painelistas Luiza Vieira, especialista em marca empregadora com passagem por empresas como Lojas Renner e Ável Investimentos, e Marcus Vinicius Couto, diretor da Vitlog, enquanto a mediação ficou por conta de Taís Lorenz, coordenadora do INOVARH e Michele Souza, coordenadora de Gestão do SETCERGS.
O encontro reuniu gestores e profissionais da área de recursos humanos para refletir sobre a importância de posicionar as transportadoras como marcas empregadoras fortes e autênticas, além de apresentar experiências práticas já aplicadas no setor. As palestras trouxeram desde conceitos estratégicos até exemplos concretos de ações voltadas à valorização dos talentos no transporte.
A convidada Luiza Vieira, especialista em employer branding com experiência em grandes empresas como Lojas Renner e Ável Investimentos, apresentou conceitos fundamentais para a construção de uma marca empregadora forte. “Construir uma reputação positiva como lugar para se trabalhar é um processo contínuo. É uma promessa de marca comunicada pela empresa e vivenciada pelos colaboradores”, afirmou a especialista.
Luiza apresentou os cinco passos para a construção de uma marca empregadora: definição do EVP (proposta de valor ao empregado), comunicação interna e externa, experiência do colaborador e análise de indicadores. Ela destacou que uma marca empregadora deve ser autêntica e consistente. “As promessas feitas ao talento sejam realmente cumpridas”, destacou.
A especialista também chamou atenção para a importância de indicadores como nível de engajamento, turnover e tempo médio de permanência como formas de avaliar a efetividade da estratégia..
Na sequência, Marcus Vinicius Couto, diretor da Vitlog, trouxe o olhar do transporte rodoviário de cargas, apresentando ações já adotadas pela empresa e os resultados percebidos. Entre os exemplos citados, destacou iniciativas de comunicação interna, valorização dos motoristas e programas de reconhecimento. “Não basta contratar, principalmente na realidade do Transporte Rodoviário de Cargas é preciso mostrar que a empresa valoriza quem faz parte dela. Isso também atrai novos talentos”, disse.
O evento reforçou o compromisso do INOVARH em promover a troca de experiências e a atualização constante dos profissionais do setor, contribuindo para a valorização das pessoas no transporte.