Portaria do INMETRO amplia opções para aferição de tanques

A medida atende uma pauta histórica do SETCERGS em prol do transportador gaúcho

Os transportadores agora terão mais alternativas para a aferição de tanques, graças à publicação da Portaria 148 do INMETRO. Com a nova portaria, os Organismos de Inspeção Acreditados (OIA), que já realizam serviços como CIV (Certificado de Inspeção Veicular) e CIPP (Certificado de Inspeção para o Transporte de Produtos Perigosos), também poderão realizar a aferição dos tanques, permitindo um planejamento mais eficiente por parte dos transportadores.

A medida atende a uma luta histórica do SETCERGS, que há anos vinha pleiteando essa mudança junto às autoridades competentes por meio de ofícios enviados ao INMETRO, reforçando a necessidade de ampliar a oferta desse serviço.

Pauta já foi tema de diversos ofícios do SETCERGS, sendo os últimos:

  • Ofício SETCERGS N° 415/2023 ao Diretor Dimel – Diretoria da Metrologia Legal, INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
  • Ofício SETCERGS N° 185/2024 ao Diretor Dimel – Diretoria da Metrologia Legal, INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia

A Publicação da portaria 148 é um importante passo para a solução de um problema que há anos preocupa os Transportadores de granéis líquidos, é o que afirma Giovani Pasini, coordenador da Comissão de Produtos Perigosos do SETCERGS.

“As dificuldade deste setor em conseguir agendas para as recertificações volumétricas de seus implementos, muitas vezes, obrigava os empreendedores a deslocamentos gigantescos, resultando em desgastes e impactos financeiros irrecuperáveis.” afirmou Pasini.

Até então, os transportadores enfrentavam dificuldades operacionais e custos elevados, pois a aferição estava restrita às unidades do INMETRO e dos Institutos de Pesos e Medidas (IPEM), o que frequentemente obrigava empresas do Rio Grande do Sul a buscar alternativas em outros estados.

O coordenador ainda destacou que a pauta é um pleito histórico do SETCERGS.

“Justo é parabenizar o SETCERGS que por intermédio dos componentes da Comissão de Produtos Perigosos desta nossa casa, acompanhou incansavelmente esta demanda e atuou com muito afinco para que este resultado fosse alcançado, o que demonstra a força de nossa Sindicato e a importância de cada dia mais, nos unirmos em prol do fortalecimento desta instituição.” finalizou Giovani.

Agora, a expectativa é que os organismos certificadores busquem rapidamente a habilitação para oferecer esse serviço, garantindo mais agilidade e economia para os transportadores.

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×