Frota de caminhões atinge 2,24 milhões de unidades em 2024

Somente em 2024 a frota circulante de caminhões apresentou um crescimento de 2,8%

A quantidade de veículos pesados que circulam pelas estradas brasileiras aumentou 2,8% no ano passado e apresenta claro envelhecimento. Em 2015, 60% da frota tinha até 15 anos; em 2024, essa proporção caiu para 56%, enquanto a faixa acima de 16 anos aumentou de 22% para 32%.

A frota de caminhões atingiu 2,24 milhões de unidades em 2024, aumento de 2,8% sobre os 2,18 milhões de veículos em 2023, conforme mostra o relatório da frota circulante divulgado pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).

Com os 2,24 milhões de unidades, os caminhões tiveram 3,6% de participação no total da frota circulante no Brasil, que atingiu 48,08 milhões de veículos em 2024, aumento de 2,0% em relação aos 47,12 milhões de veículos em circulação no país em 2023.

O Sindipeças destaca que variados fatores explicam o crescimento mais forte da frota brasileira no último ano. “A expansão da atividade econômica – crescimento de 3,4% do PIB –, com indicadores de emprego e renda evidenciando mercado de trabalho aquecido, além de maior oferta de crédito, sobretudo após aprovação do Marco de Garantias (Lei nº 14.711/2023), estimulou a criação de ambiente favorável à aquisição de veículos novos. Isso ocorreu apesar da elevação dos juros e da maior volatilidade cambial no segundo semestre de 2024. Destaca-se, ainda, que a economia brasileira tem superado as projeções de mercado desde 2022.”

O sindicato ressalta que, para o segmento de caminhões, persiste a necessidade de se colocar em operação o Programa Renovar (Lei nº 14.440/22) para que se possa reduzir a emissão de gases poluentes e aumentar a segurança nas estradas.

Idade média da frota

Segundo o Sindipeças, a frota brasileira segue envelhecendo, com destaque para os segmentos de automóveis e caminhões. Praticamente estável em 2024, a idade média dos autoveículos alcançou 10 anos e 11 meses, representando um mês a mais, comparativamente ao ano anterior.

A frota de caminhões apresenta claro envelhecimento. Em 2015, 60% da frota tinha até 15 anos; em 2024, essa proporção caiu para 56%, enquanto a faixa acima de 16 anos aumentou de 22% para 32%. “O aumento da faixa de 11 a 20 anos é preocupante, indicando a necessidade de políticas públicas para renovação da frota, com foco em melhoria da eficiência e redução de impactos ambientais. De maneira geral, caminhões mais antigos podem comprometer a segurança nas estradas e a eficiência no transporte de cargas. Portanto, compreende-se que o setor de transporte enfrenta desafios para renovar a frota devido aos altos custos de aquisição de veículos novos.”

Comerciais leves

A frota total de comerciais leves saltou de 5,0 milhões, em 2015, para 6,4 milhões em 2024, incremento de cerca de 29% na série histórica. Em comparação com 2023 (2,14 milhões), o crescimento foi de 4,7%.

O Sindipeças ressalta que, mesmo que o último ano tenha sido vigoroso, ainda é evidente o envelhecimento da frota. Em 2015, 76,5% dos veículos tinham até 10 anos; em 2024, essa proporção caiu para 56,6%, enquanto a faixa de 11 a 20 anos aumentou de 22,0% para 42,2%. “Essa categoria foi uma das que mais cresceram em termos gerais desde 2019, com crescimento médio anual da produção de 6,4% e das vendas de 6,7%. Ainda assim, reluz o envelhecimento da frota, situação que tende a resultar em maior consumo de combustível e emissões de poluentes, com impacto ambiental e econômico.”

Fonte: Transporte Moderno

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×