Exportação de ovos para os EUA dispara

Com aumento de quase 1000% nos embarques entre janeiro e maio, mercado norte-americano exige atenção estratégica das empresas de transporte de cargas

A exportação brasileira de ovos para os Estados Unidos registrou um crescimento expressivo de quase 1000% entre janeiro e maio de 2025, totalizando 9,7 mil toneladas embarcadas, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O avanço se deve à crise sanitária causada pela gripe aviária nos EUA, que comprometeu a produção interna e intensificou a demanda por proteína importada, especialmente do Brasil.

Os embarques estão concentrados principalmente em São Paulo e Mato Grosso. Apesar de o RS ter registrado, em maio, seu primeiro foco de gripe aviária em uma granja comercial localizada em Montenegro, os embarques para os Estados Unidos não foram suspensos. Isso difere da postura de 21 países, como China, União Europeia e México, que interromperam completamente a importação da carne de aves brasileira. Já outros mercados adotaram suspensões parciais, restritas ao estado ou até mesmo ao município gaúcho onde houve o foco.

Essa diferenciação mostra a importância de monitoramento sanitário rigoroso, respostas rápidas e adequação documental, aspectos que impactam diretamente a cadeia de suprimentos e exigem agilidade e rastreabilidade logística por parte das transportadoras.

Fonte: Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ministério da Agricultura

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×