Expansão dos carros eletrificados desafia infraestrutura no Rio Grande do Sul

Com 10% dos emplacamentos em 2025, Estado ainda carece de rede adequada de recarga

O avanço dos veículos eletrificados no Rio Grande do Sul é expressivo, mas expõe um gargalo na infraestrutura necessária para acompanhar essa transição. Segundo o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do RS (Sincodiv-RS), as vendas de carros híbridos e elétricos cresceram 99,01% entre setembro de 2024 e setembro de 2025, somando mais de 10 mil unidades — cerca de 10% dos emplacamentos no Estado.

Apesar do crescimento, o volume ainda representa menos de 1% da frota em circulação. O presidente do Sincodiv-RS, Jefferson Fürstenau, alerta para a defasagem no número de eletropostos e estações de carregamento. Atualmente, o Rio Grande do Sul conta com 890 pontos de recarga — 546 públicos e 139 privados — número considerado insuficiente para viagens de longa distância.

No Estado, os veículos totalmente elétricos são isentos de IPVA — incentivo que tem estimulado o consumo —, mas o custo para expansão da rede de carregamento ainda é um entrave. Um ponto de recarga rápido pode chegar a R$ 25 mil entre compra e instalação.

Esse cenário envolvendo o crescimento dos veículos leves também acende um sinal de alerta para o processo de eletrificação da frota de transporte, especialmente de caminhões de pequeno porte, que dependem de infraestrutura mais robusta e de políticas específicas de incentivo à transição energética.

Fonte: Jornal do Comércio / Edição Jornalismo SETCERGS

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×