Duplicação da BR-116 entre Guaíba e Pelotas deve ser concluída apenas em 2027

Após 13 anos de obras e R$ 1,5 bilhão investido, DNIT prevê mais dois anos e meio para finalizar trechos remanescentes no Sul do Estado

Iniciada em 2011, no fim do segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a duplicação da BR-116, entre Guaíba e Pelotas, segue em andamento e só deve ser concluída em junho de 2027, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Do total de 211 quilômetros, cerca de 180 km já estão liberados ao tráfego, o que representa 85% da obra concluída.

O novo cronograma considera cinco trechos ainda pendentes. O mais crítico é o de oito quilômetros em Guaíba, anteriormente sob responsabilidade do Exército, que redirecionou esforços para o atendimento emergencial após as enchentes de 2024. O DNIT pretende licitar uma nova empresa até o fim deste ano para retomar o serviço.

Também estão em execução 6,2 km na travessia urbana de Camaquã, com previsão de entrega até o fim de 2026; 8,8 km em Cristal, com conclusão estimada para dezembro de 2026; e 7,1 km entre Turuçu e Pelotas, previstos para o mesmo período. A nova ponte sobre o Rio Camaquã será finalizada nos próximos dois meses, restando a construção dos acessos.

Na região de Tapes, ainda será erguido um viaduto de 1,5 km, cuja contratação está prevista para o primeiro semestre de 2026.

Com um investimento total de R$ 1,5 bilhão, a duplicação da BR-116 é considerada uma das obras rodoviárias mais importantes do Rio Grande do Sul, por conectar o polo logístico da Região Metropolitana de Porto Alegre ao Sul do Estado e aos portos de Rio Grande e Pelotas.

Fonte: GZH – Jocimar Farina / Edição Jornalismo SETCERGS

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