
DNIT prepara licitação ainda em 2025 para contratação dos projetos básico e executivo, passo decisivo para viabilizar obra aguardada há mais de uma década
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) recebeu autorização do governo federal para dar prosseguimento ao projeto de duplicação da BR-116, no trecho entre Estância Velha e Dois Irmãos (km 220,2 ao km 234,7), na região metropolitana de Porto Alegre. A licitação para contratar os projetos básico e executivo de engenharia deve ocorrer ainda neste ano. A medida representa um avanço estratégico para o transporte rodoviário de cargas no Rio Grande do Sul, especialmente em um trecho marcado por congestionamentos e riscos à segurança viária.
Atualmente, a BR-116 entre esses dois municípios é composta majoritariamente por pista simples. A descida de Ivoti, por exemplo, apresenta lentidão diária nas primeiras horas do dia, afetando diretamente a produtividade das operações logísticas. Além disso, o trecho é apontado como crítico em termos de acidentes, o que reforça a urgência de intervenção.
O projeto prevê a duplicação de 14,5 quilômetros da rodovia, com implantação de melhoramentos viários e dispositivos de interseção ao longo do percurso. De acordo com nota oficial divulgada nesta terça-feira (08/07), o DNIT está na fase de elaboração do termo de referência e do orçamento para lançar a licitação. A empresa vencedora terá o prazo de até dois anos para desenvolver os projetos. A execução das obras, no entanto, depende da conclusão do projeto executivo e da inclusão do empreendimento na Lei Orçamentária Anual (LOA).
Para o SETCERGS, a duplicação da BR-116 é uma demanda histórica do setor, com impacto direto na eficiência logística e na redução de custos operacionais.
Fonte: ABC+
Edição: Jornalismo SETCERGS
Foto: Grupo Sinos – Isaías Rheinheimer