Drones entram na rotina do policiamento da Brigada Militar em Porto Alegre

Tecnologia amplia alcance visual, precisão e sensação de segurança em 24 bairros da zona Norte da Capital

A Brigada Militar de Porto Alegre passou a utilizar drones de forma permanente nas operações de policiamento ostensivo, marcando um avanço tecnológico inédito no modelo de patrulhamento urbano do Rio Grande do Sul. A iniciativa, coordenada pelo 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), já está em funcionamento em 24 bairros da zona Norte da Capital, com o objetivo de ampliar a presença e a eficiência das forças de segurança em áreas de difícil acesso.

O uso dos drones, segundo o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio dos Santos Feoli, representa um salto na capacidade de vigilância e resposta das equipes. “A Brigada Militar tem incorporado novas tecnologias para fortalecer o policiamento ostensivo. O uso de drones amplia nossa capacidade de vigilância, apoio e resposta, permitindo atuações mais seguras, rápidas e precisas. É a tecnologia a serviço da segurança da comunidade gaúcha”, afirma.

Equipados com câmeras térmicas e sensores de alta resolução, os drones têm auxiliado não apenas em patrulhas, mas também em operações estratégicas, instrução da tropa e suporte a investigações, inclusive com imagens já utilizadas como subsídio ao Poder Judiciário. De acordo com o comandante do 11º BPM, tenente-coronel Daniel Araújo de Oliveira, o projeto representa “uma inovação no policiamento de rotina, nas ruas”.

A frota atual conta com três drones certificados pela Anac, doados pela iniciativa privada e operados por policiais treinados pelo Batalhão de Aviação da Brigada Militar. Além de ampliar o alcance das ações, a presença dos drones também tem efeito dissuasivo, contribuindo para reduzir a criminalidade em áreas monitoradas. “Fazemos questão de que o drone seja visível. Isso traz uma percepção de segurança à comunidade e um efeito preventivo para quem pensa em cometer crimes”, completa o tenente-coronel.

A Comissão de Segurança do SETCERGS elogia a iniciativa, destacando que o uso de tecnologia integrada ao policiamento contribui diretamente para a proteção do transporte de cargas e a redução de ocorrências nas vias urbanas da Capital.

A Comissão de Segurança do SETCERGS atua de forma articulada com as entidades públicas na prevenção de roubos de caminhões e cargas. Para participar do grupo, a empresa associada deverá indicar um representante legal, que atuará como membro titular no canal. O interessado deve preencher o formulário disponível no link abaixo, informando os seguintes dados:

Nome completo

Número de celular (WhatsApp)

E-mail de contato

Fonte: Brigada Militar do Rio Grande do Sul / EPTC / Edição Jornalismo SETCERGS

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×