Consumo de diesel B deve superar 70 milhões de m³ em 2026

Crescimento do combustível segue impulsionado pelo agronegócio e pela movimentação de cargas em todo o país

O consumo de diesel B — mistura do diesel A com biodiesel — deve continuar crescendo no Brasil, segundo projeções da StoneX, empresa global de serviços financeiros. A estimativa indica que o volume deve atingir 69,1 milhões de m³ em 2025, um recorde histórico, e chegar a 70,4 milhões de m³ em 2026. O aumento é atribuído principalmente ao avanço das atividades agrícolas e industriais, com destaque para a movimentação de insumos e produtos do agronegócio.

Para 2026, o crescimento deve seguir em ritmo mais moderado, mas sustentado por novos recordes na safra de soja, avanço da produção de milho e maior fluxo de veículos pesados nos corredores logísticos até os portos de exportação. O cenário é reforçado pela expectativa de leve retomada industrial em algumas regiões.

O desempenho do diesel A, por sua vez, dependerá das decisões sobre o teor de biodiesel definido pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) no âmbito da Lei do Combustível do Futuro, que prevê aumento gradual da mistura até 20% em 2030.

Fonte: Agência Brasil / StoneX / Edição Jornalismo SETCERGS

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×