
Evento é sediado pela Dinon Transportes, transportadora associada do SETCERGS
A cidade de Canoas recebeu o 14º Rodeio de Caminhões, evento que reuniu motoristas de diversas partes da Região Sul para uma competição única, onde a segurança no trânsito e o respeito à profissão de caminhoneiro foram os protagonistas. Com o apoio do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística do Rio Grande do Sul e promovido pela Raízen, o evento vai além de uma disputa de habilidades, buscando proporcionar uma celebração da importância do trabalho no setor de transportes que movimenta o Brasil.
O Rodeio de Caminhões é um reconhecimento aos motoristas que se destacam por sua performance ao longo do ano, com uma impressionante marca de zero acidentes. Em um formato que mistura teoria e prática, os motoristas enfrentam desafios de precisão e habilidade em manobras como curvas com cones, estacionamento de ré e estacionamento paralelo ao meio-fio. São 50 motoristas pré-classificados, que, com sua condução impecável e responsabilidade, ganham o direito de participar das etapas regionais. Para os 20 mais bem posicionados, há uma recompensa: um fim de semana de descanso e lazer com suas famílias, além da chance de disputar a grande final na Bahia.
Marcelo Dinon, vice-presidente do SETCERGS e anfitrião do evento, ressalta que este é um evento feito especialmente para o caminhoneiro, para retribuir todo o esforço de uma categoria que, muitas vezes, está na estrada, longe de casa e das famílias, mas sempre entregando o melhor para o Brasil.
“Aqui, temos a elite do transporte do Sul do Brasil, com motoristas que cometeram zero violações. Isso é um exemplo de dedicação e profissionalismo”, afirmou.
Presença do SETCERGS
O SETCERGS montou um espaço acolhedor para motoristas e suas famílias, onde todos puderam relaxar, desfrutar de lanches e picolés e conhecer mais sobre a campanha Tudo Gira Sobre Rodas, que visa valorizar e reconhecer o trabalho fundamental das empresas de transporte.
O evento trouxe à tona histórias de vidas marcadas pela estrada. Anderson Luiz Machado, motorista da ALP e com 31 anos de experiência, falou sobre os cuidados essenciais para garantir a segurança nas estradas.
“Segurança é tudo para a gente. Dirigir sem fadiga, usar o cinto de segurança e deixar o celular de lado são cuidados que a gente leva para o dia a dia. A ação de hoje é muito importante, porque traz tudo o que vivemos na estrada para um único lugar, só que com mais emoção”, disse.
Aline Maciel Rodrigues, motorista da ALP, compartilhou sua visão sobre a profissão e a responsabilidade de estar ao volante.
“Para mim, dirigir é uma grande responsabilidade. Eu sei que minha vida e a de outras pessoas estão em minhas mãos. Para as mulheres, eu sempre digo: não desistam. As oportunidades estão surgindo, e nós temos que aproveitar. Temos muito a contribuir”, afirmou.
Robson, motorista da Transportadora Nichele, não conseguiu esconder a emoção ao falar sobre sua trajetória.
“A estrada é tudo para mim. É uma caixinha de surpresas. Fico emocionado porque a estrada me deu tudo: amizades, experiências e muitos aprendizados. Estar aqui é uma alegria imensa, e a empresa faz um papel fundamental em nossa vida”, disse, com a voz embargada.
Luiz Antônio Rocha, motorista da Transportadora Pra Frente Brasil, também refletiu sobre o significado do evento.
“O que a gente enfrenta aqui é a realidade. Na estrada, o espaço é apertado, as condições nem sempre são ideais. Mas a gente aprende a lidar com tudo isso. A tensão aumenta um pouco, mas estar aqui, representando nossa profissão, é algo que nos enche de orgulho”, contou.