Brasileiros terão de trabalhar 149 dias para pagar impostos em 2025

Estudo aponta que carga tributária continua sendo um dos principais desafios para a sustentabilidade das empresas

O peso da carga tributária segue como um dos maiores entraves para a competitividade do setor empresarial brasileiro. De acordo com dados do Impostômetro, divulgados pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em 2025, os contribuintes deverão trabalhar, em média, 149 dias apenas para quitar tributos federais, estaduais e municipais. Na prática, isso significa que até o dia 28 de maio, toda a receita gerada pelas empresas e trabalhadores será destinada exclusivamente ao pagamento de impostos.

O levantamento considera a relação entre o total de tributos arrecadados e o Produto Interno Bruto (PIB), reforçando um cenário já conhecido pelos empresários: a elevada complexidade e o peso do sistema tributário atual comprometem investimentos, fluxo de caixa e a saúde financeira dos negócios.

Para o setor produtivo, a situação se agrava em meio à transição para o novo modelo da Reforma Tributária, que substituirá tributos como PIS, Cofins, ICMS, IPI e ISS por um IVA dual (CBS e IBS). O momento exige atenção e planejamento por parte das empresas, especialmente em relação às novas alíquotas, regras de creditamento e possíveis alterações na carga tributária efetiva.

Fonte: IstoÉ Dinheiro

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×