
Projeto integra plano de descarbonização e deve começar a operar já em 2025
O governo da Argentina oficializou, no dia 03/06, a abertura de um edital para a concessão de um dos principais corredores logísticos da América do Sul: a Rota do Mercosul. O projeto, com foco na participação privada, visa atrair investimentos para modernizar e operar trechos rodoviários estratégicos que ligam o país ao Brasil e ao Uruguai, com reflexos diretos para o setor de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística.
A chamada “Rota do Mercosul” compreende dois segmentos principais: o Trecho Oriental, que atravessa as províncias de Entre Ríos e Corrientes, e o Trecho Conexão, que liga os centros logísticos do interior argentino. Entre os pontos-chave estão três travessias internacionais de alto tráfego comercial: a Ponte General Artigas (Colón–Paysandú), a Barragem de Salto Grande (Concórdia–Salto) e a Ponte Internacional Paso de los Libres–Uruguaiana, esta última considerada uma das portas de entrada mais importantes para o escoamento de cargas brasileiras rumo ao mercado portenho.
No total, serão licitados os seguintes trechos:
RN 12 (Zárate–Gualeguay): 144 km
RN 14 (Ceibas–Paso de los Libres): 497 km
RN 135 (Ponte Colón–Paysandú): 12,9 km
RN A015 (Concórdia–Barragem Salto Grande): 14,6 km
RN 117 (Paso de los Libres–Uruguaiana): 12,8 km
RN 174 (Rosário–Victoria via Ponte Rosário-Victoria): 59 km
O modelo de concessão será baseado em obras públicas com pedágio, permitindo que as empresas contratadas assumam a administração, manutenção, ampliação e operação dos trechos. Também poderão prestar serviços aos usuários e desenvolver atividades econômicas complementares, como áreas de descanso e centros de apoio logístico.
Fonte: Ámbito – Resolução 29/2025, Ministério da Economia da Argentina