
CEARTT busca fortalecer a regulação com base em pesquisa, capacitação e diálogo entre governo, setor produtivo e academia
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) inaugurou, em 3 de junho, o Centro de Estudos Avançados em Regulação de Transportes Terrestres (CEARTT), em sua sede em Brasília/DF. A iniciativa marca um avanço importante na qualificação da regulação do setor, com impacto direto sobre o Transporte Rodoviário de Cargas e Logística (TRCL).
O CEARTT nasce com o objetivo de promover inovação regulatória, atuando como um polo de conhecimento técnico e articulação institucional. O novo centro oferecerá cursos, seminários, programas de capacitação e estudos técnicos, além de fomentar cooperação internacional, contribuindo para uma regulação mais transparente, eficiente e sustentável.
O evento contou com a presença de lideranças do setor, como o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, o presidente da CNT, Vander Costa, e o diretor-presidente da ABCR, Marco Aurélio Barcelos. Durante a cerimônia, foi realizado o painel “Da Pesquisa à Regulação: diálogos entre academia, governo e sociedade”, que reforçou a importância da integração entre diferentes agentes na formulação de políticas públicas.
Segundo a ANTT, o Centro apoiará tecnicamente a elaboração de normas com base em evidências, ampliando a capacidade do Estado de regular com mais precisão as atividades do setor. A estrutura foi criada com respaldo na Resolução nº 6.061/2025, que atualizou o Regimento Interno da Agência.
Fonte: Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)