
Expositores vão apresentar soluções em combustíveis renováveis como HVO, GNV e biometano para redução de custos e emissões
Com a alta nos custos do diesel e a pressão por sustentabilidade, as alternativas de combustíveis ganham cada vez mais protagonismo no transporte rodoviário. De acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), biodiesel e Gás Natural Veicular (GNV) já representam mais de 12% do consumo nacional em frotas comerciais. De 23 a 26/09, durante a 24ª TranspoSul – Feira e Congresso de Transporte e Logística, empresas do segmento vão debater tecnologias e soluções comerciais em combustíveis limpos, como HVO (óleo vegetal hidrotratado), GNV e biometano, que ajudam a reduzir os custos operacionais e a pegada de carbono das frotas.
A transformação é marcada por prós e contras nas diferentes modalidades. Os biocombustíveis, por exemplo, são renováveis e ajudam a reduzir as emissões de gases de efeito estufa, além de impulsionar a produção agrícola. Porém, enfrentam desafios como a variabilidade na qualidade do produto e os ajustes técnicos necessários em motores. Já o GNV se mostra viável para aplicações urbanas, com menor custo por quilômetro e menor emissão de poluentes. Contudo, exige investimento na conversão dos veículos e disponibilidade de infraestrutura de abastecimento.
A 24ª TranspoSul é uma realização do SETCERGS. Patrocinadores Masters: Dipesul Volvo, Iveco, Mercedes-Benz, Volkswagen Caminhões e Ônibus e DAF Eldorado Caminhões; Patrocinador Premium: Grupo Vamos. Patrocinador Plus: Veloe Go. Apoiador do Congresso: Transpocred.
Para mais informações, acesse: https://transposul.com/