Confira ações de simples implementação que tornam o dia a dia de trabalho muito mais seguro
A Segurança do Trabalho é constituída de vários fatores que envolvem análise, planejamento, execução de medidas de alta complexidade e também de ações diárias simples e aparentemente comuns, que somadas e alinhadas garantem um ambiente de trabalho seguro e produtivo.
O importante é que todas as ações visam atingir os trabalhadores.
No dia a dia do trabalho, algumas ações consideradas de simples implementação e realização, quando realizadas de maneira efetiva, contribuem muito com a Segurança do Trabalho nos canteiros de obras, como por exemplo:
DDS – Diálogo Diário de Segurança
Reuniões diárias em torno de 5 minutos, nas quais são abordados os problemas da obra, riscos específicos e situações ocorridas ajudam a favorecer uma cultura de segurança e bom ambiente de trabalho.
Sinalização
Uma boa e eficiente sinalização (informação visual acessível) contribui muito para a prevenção de acidentes. Todos os pictogramas, avisos visuais, etc., devem ser claros e acessíveis preferencialmente nos locais adequados onde alertam sobre os riscos existentes, garantindo assim que as informações sejam disponíveis adequadamente. Na sinalização, é importante observar e fazer uso das cores padrão, com mensagens diretas e de linguagem universal, combinando com treinamentos práticos para reforçar a importância de cada indicador.
Check-list
O check-list ajuda nas tarefas rotineiras que podem levar à negligência da operação por excesso de confiança. O Check-list, especialmente se personalizado conforme os riscos da atividade, é extremamente relevante para estimular comportamentos seguros, padronizar procedimentos e evitar acidentes.
Reconhecer e valorizar os comportamentos seguros – Riscos Psicossociais
Reconhecer e de algum modo destacar publicamente as pessoas da equipe que adotam práticas seguras ou que, simplesmente de maneira proativa, resolvem problemas.
O reconhecimento e a valorização dos comportamentos seguros estimulam o desenvolvimento de uma cultura de segurança e ajuda na integração entre líderes e equipes.
Recentemente previsto na NR 01 – GRO, as empresas necessitam implementar programas para tratar dos desvio de comportamento, causados pelo stress, excesso de carga de trabalho, pressão, assédio moral, etc…
Fonte: Revista Proteção