
Exercício prático testou planos de contingência e reforçou integração entre setor privado e órgãos públicos
O clima foi de atenção máxima e precisão em cada movimento. Em um cenário cuidadosamente construído para reproduzir um acidente com caminhão e um veículo, as equipes atuaram como se estivessem diante de uma ocorrência real, procurando se antecipar e responder da forma mais adequada possível a um evento inesperado. Foi nesse ambiente que o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga no Rio Grande do Sul (SETCERGS) realizou, na tarde desta quarta-feira (20/08), na Escola Fazendinha – Parque de Eventos Olmiro Brandão, em Nova Santa Rita, o 3º Simulado de Emergência do SETCERGS.
A gerente do SETCERGS, Michele Souza, destacou a parceria institucional de várias entidades e reforçou a importância do apoio recebido.
“Em nome da diretoria do SETCERGS e do presidente Delmar Albarello, quero agradecer à secretária do Meio Ambiente, Aline Prado, que nos deu todo o suporte e viabilizou o espaço, e ao secretário da Segurança Pública de Nova Santa Rita, Moacir Serpa Godoy, pelo apoio essencial à realização deste evento além das diversas outras entidades e órgãos públicos envolvidos”, declarou.
O coordenador da Comissão Técnica de Produtos Perigosos, Giovani Pasini, reforçou a importância da participação das empresas nas discussões sobre segurança no transporte de produtos perigosos.
“Trabalhamos em uma área extremamente complexa, que envolve desde combustíveis a granel até cargas embaladas, e o simulado de hoje tem como base justamente essa realidade. Convido todos a integrarem a nossa comissão. Em nossas reuniões mensais, transformamos experiências como a deste simulado em aprendizados para discutir dúvidas, alinhar procedimentos e aprimorar nossa atuação em situações de emergência”, afirmou.
O coordenador técnico do Programa de Segurança Viária do SETCERGS (PSVS), Cleverson Forato, ressaltou que a estratégia das empresas precisa estar fundamentada em pilares sólidos de prevenção e resposta.
“A segurança viária se apoia na gestão do veículo, na gestão humana, na contratação e treinamento de motoristas, na antecipação de situações de risco e, principalmente, na preparação para resposta a emergências. Ao simular cenários, buscamos mitigar consequências e reduzir de forma significativa a possibilidade de sinistros. A implementação da norma ISO 39001 comprova isso com estatísticas consistentes, mostrando que, embora os incidentes ainda possam ocorrer, a chance de acontecerem cai de maneira expressiva”, afirmou.
O secretário de Segurança Pública de Nova Santa Rita, Moacir Serpa Godoy, destacou a relevância da parceria entre o poder público e o setor de transporte para o fortalecimento das ações locais.
“É uma satisfação ter parceiros do transporte de carga líquida e de outros segmentos escolhendo nossa cidade para realizar iniciativas como esta”, declarou.
A engenheira química da Ícaro Logística Ambiental, assessoria técnica do SETCERGS, Carla Santana, ressaltou a complexidade das decisões tomadas em situações de risco e destacou o valor do aprendizado proporcionado pelo exercício.
“Posso afirmar que todos os profissionais envolvidos aqui são valorosos, corajosos e colocam suas vidas em risco. Muitas vezes precisamos tomar decisões com base apenas nas informações disponíveis no momento, sempre em conjunto com os órgãos ambientais e as forças públicas. Essas escolhas não devem ser vistas como erradas, mas sim como as mais adequadas diante do cenário apresentado. Espero que o simulado tenha servido para reflexão e que cada um tenha pensado em como enfrentaria o problema proposto”, disse.
O evento também contou com representantes da Dipesul Volvo, patrocinadora do Programa de Segurança Viária do SETCERGS.
“A segurança não é apenas um objetivo, mas um valor que representa a essência da nossa marca. Por isso, estamos muito satisfeitos e honrados em patrocinar uma iniciativa como esta do Programa de Segurança Viária do SETCERGS, em nome da nossa diretoria e do diretor Fabiano Toreschini”, declarou a diretora de Qualidade da Dipesul Volvo, Gilvana Martins.
Participaram ainda Corpo de Bombeiros Militar do RS, Brigada Militar, FEPAM, Defesa Civil estadual e municipal, Polícia Rodoviária Estadual e Federal, Comando Rodoviário da Brigada Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, UPA de Nova Santa Rita, SAMU, CETREL Emergencial e Emergenciall Emergências Ambientais.