Federasul pede providências do Ministério Público Federal sobre trilhos levados de ferrovias do RS

"Temos que nos livrar deste inferno que é a concessão da Rumo", diz presidente da entidade empresarial

A Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) solicitou ao Ministério Público Federal (MPF) que apure a retirada de trilhos e máquinas das ferrovias gaúchas, levados para outros Estados, principalmente Santa Catarina.

O pedido foi formalizado por meio de uma representação encaminhada ao MPF. No documento, a entidade classifica as ocorrências como “potencialmente graves” e cobra providências para investigar a atuação da concessionária Rumo, responsável pela malha ferroviária no Estado.

A Rumo tem autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para realizar a movimentação, mas a medida tem gerado forte reação entre autoridades, empresários e ferroviários gaúchos. A malha ferroviária do Rio Grande do Sul, principalmente no Vale do Taquari, está sucateada há anos e sofreu novos danos após as enchentes recentes. 

O governo federal ainda analisa se renovará a concessão da empresa, que termina em 2027, ou se fará um novo leilão, com divisão por trechos. O governador Eduardo Leite já manifestou contrariedade à renovação e pretende utilizar uma indenização devida pela concessionária para atrair uma nova operadora ferroviária.

Fonte de Informações: Agora no Vale e GauchaZh

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×