Boletim da CNT aponta crescimento do transporte acima da média do PIB

Segmento de cargas lidera recuperação econômica

O Boletim de Conjuntura Econômica da CNT evidencia que, no 2º trimestre de 2025, o setor de transporte, armazenagem e correios cresceu 1,0 %, superando o desempenho do PIB (0,4 %). No segmento de cargas, o volume de serviços acumula alta de 37,5 % em relação ao período pré-pandemia. Por outro lado, o transporte de passageiros ainda mostra recuperação oscilante. A pressão no IPCA para transportes recua em agosto, puxada por queda nas passagens aéreas e interestaduais.
 
Apesar do bom desempenho do transporte no segundo trimestre de 2025, o cenário macroeconômico ainda apresenta desafios. A inflação acumulada em 12 meses está em 5,13%, acima do teto da meta há 11 meses consecutivos, e a taxa Selic permanece em 15% ao ano, segundo decisão do Copom em setembro.
 
A taxa de juros elevada traz inúmeros desafios para os empresários e para os investimentos em infraestrutura de transporte. Segundo o Relatório Focus, divulgado em 19 de setembro de 2025, a expectativa do mercado é de que a taxa Selic permaneça em 15,00% ao ano até o final de 2025. Para a inflação, a projeção é de que o IPCA encerre 2025 em 4,83%, acima do teto da meta definida para o ano pelo CMN (Conselho Monetário Nacional).
 
Fonte: Agência CNT / Edição Jornalismo SETCERGS

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×