Sobretaxa de 50% impacta café, carne, pescados e outros produtos brasileiros
A sobretaxa de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre parte das exportações brasileiras entrou em vigor na última quarta-feira (6) e atinge cerca de 35,9% da pauta exportadora nacional para o país. Produtos como café, carne bovina, pescados, cacau, madeira e equipamentos de engenharia civil estão entre os mais afetados.
Agora, entidades setoriais, em conjunto com o governo brasileiro e parceiros nos EUA, buscam incluir seus produtos em uma nova lista de exceções para reduzir ou eliminar a tarifa. A Abiec alerta que a taxação total sobre a carne bovina pode chegar a 76%, comprometendo a viabilidade das exportações. A Abipesca lembra que 70% dos pescados exportados têm como destino os EUA, movimentando mais de US$ 240 milhões. Já a Aipc calcula perda de R$ 180 milhões para a cadeia do cacau, enquanto o setor cafeeiro mantém otimismo, por representar cerca de 30% do café consumido no mercado americano e ter pouca concorrência interna nos EUA.
O governo avalia que, embora o café tenha maior chance de redução tarifária (para algo entre 20% e 30%), outros setores enfrentam negociações mais complexas. O diálogo é apontado como caminho central para preservar competitividade e evitar impactos severos na geração de empregos e renda no Brasil.
Fonte: CNN Brasil
Edição: Jornalismo SETCERGS