Conselho Consultivo é apresentado durante celebração de 66 anos do SETCERGS

Grupo reunirá lideranças do transporte e representantes da sociedade civil para apoiar a atuação institucional do sindicato

Em um momento simbólico para o transporte rodoviário de cargas no Rio Grande do Sul, o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga no Rio Grande do Sul (SETCERGS) apresentou oficialmente, na noite desta terça-feira (05/08), o seu novo Conselho Consultivo. A solenidade ocorreu durante o evento de comemoração pelos 66 anos da entidade, realizado na sede do sindicato, em Porto Alegre.

A criação do grupo foi aprovada em Assembleia Geral Extraordinária como parte da Reforma Estatutária do SETCERGS, realizada em 2024. O objetivo do Conselho é oferecer apoio estratégico e orientação à diretoria do sindicato. A estrutura será composta por um mínimo de nove e um máximo de dezenove membros, com representantes tanto da entidade quanto da sociedade civil organizada — incluindo nomes de relevância pública, com histórico de atuação institucional e protagonismo social em diversas áreas.

A apresentação do grupo foi conduzida pelo assessor político do SETCERGS e ex-vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes, que detalhou a proposta do Conselho e anunciou seus integrantes. Entre os nomes já confirmados estão Joarez Piccinini, Valmor Scapini, Alexandre Schmitz, Paulo Augusto, Valdir Carpenedo, Delmar Albarello, Marcelo Dinon, Germano Rigotto, Jerônimo Goergen, além de representantes de entidades como FARSUL (Fábio Avancini Rodrigues, vice-presidente), FEDERASUL (Rodrigo Sousa), FECOMÉRCIO (Leonardo Ely Schreiner, vice-presidente) e o advogado Cláudio Lamachia, ex-presidente da OAB.

“O Conselho Consultivo nasce com a missão de ampliar nossa capacidade de diálogo com a sociedade e de projetar soluções a partir de múltiplas visões”, afirmou o presidente do sindicato, Delmar Albarello.

O assessor político do SETCERGS e ex-vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes, falou da importância do trabalho.

“Este é um conselho especial, pois reúne em sua composição empresários do setor de transporte e também representantes de outros setores estratégicos da economia gaúcha. Isso o torna, na minha visão, um dos conselhos mais relevantes entre todas as entidades do Rio Grande do Sul”, declarou Ricardo Gomes

O ex-governador, Germano Rigotto, falou em nome do Conselho Consultivo, lembrando que a entidade não defende apenas os interesses das empresas de transporte de cargas e logística do Rio Grande do Sul, mas atua em sintonia com os interesses maiores do nosso Estado.

“Sessenta e seis anos se constroem com trabalho, com união e com a capacidade de realizar aquilo que o SETCERGS tem feito tão bem: aproximar os mais diversos setores da sociedade. Pude acompanhar isso de perto durante o período em que fui governador. Quando você, Delmar, fala sobre crescimento do Estado, eu me lembro do quanto enfrentamos momentos difíceis. Tivemos dois anos de perda de safra, e a estiagem de 2005 foi especialmente dura: perdemos 60% da produção de soja. Não preciso dizer o impacto que isso teve sobre a economia do Rio Grande do Sul — e, particularmente, sobre o setor de transporte de cargas. As consequências foram sentidas diretamente na arrecadação do Estado. Por isso, reconheço e valorizo ainda mais o papel estratégico que o transporte representa em toda a cadeia produtiva gaúcha”, finalizou Rigotto.

O presidente do Conselho Consultivo, Sérgio Mário Gabardo, lembrou que o momento é de diálogo, esquecendo vaidades e pensando no coletivo para resolver questões individuais.
“Vivemos tempos turbulentos, com ondas altas e mares agitados. E só sobreviverão aqueles que compreenderem que os obstáculos existem para serem superados. O caminho passa pela escuta, pelo aprendizado e pela construção de entendimentos. Isso não é apenas a chave para a sobrevivência dos setores econômicos — é essencial para toda a sociedade. Precisamos olhar com atenção para as dificuldades que atingem quem está ao nosso lado. Só assim poderemos dar o salto necessário e para vencer, hoje, é preciso saber dividir experiências, estender a mão e reconhecer que ninguém atravessa a tempestade sozinho”, disse.

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×