Conflito entre Irã e Israel pressiona rotas marítimas e eleva custos logísticos globais

Tensões no Oriente Médio impactam cadeias de suprimentos, aumentam fretes e trazem riscos adicionais ao transporte internacional de cargas


A escalada nas tensões geopolíticas entre Irã e Israel voltou a acender o alerta para o setor logístico global. Segundo análise da consultoria internacional Xeneta, um possível fechamento do Estreito de Ormuz, região estratégica para o transporte marítimo internacional, pode gerar sérias consequências para o comércio global e, por consequência, para a operação logística das empresas brasileiras. O impacto direto inclui o redirecionamento de rotas, congestionamento de portos e aumento das tarifas de transporte.

O estreito conecta o Golfo Pérsico aos principais mercados da Ásia, passando por portos como Jebel Ali, um dos mais importantes do Oriente Médio. Um bloqueio forçaria o desvio de rotas para portos da Costa Oeste da Índia, elevando o tempo de viagem e os custos operacionais. Além disso, espera-se que transportadoras internacionais imponham sobretaxas de segurança nos próximos dias, como forma de compensar os riscos crescentes da região.

Outro ponto de atenção é o Mar Vermelho, onde os ataques da milícia Houthi — apoiada pelo Irã — desde o final de 2023 já vinham comprometendo a navegação. A insegurança nessa rota contribuiu para o aumento das tarifas spot: +62% no transporte do Extremo Oriente para o Norte da Europa e +165% para a Costa Leste dos EUA, que depende do Canal de Suez.

Para o setor de Transporte Rodoviário de Cargas no Brasil, o cenário exige monitoramento constante e atenção redobrada. A alta nos custos internacionais pode impactar cadeias de suprimento locais, tanto na importação de insumos quanto na exportação de produtos acabados, além de afetar prazos e previsões de entrega.

Fonte: Portos e Navios

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