
Inovação pode viabilizar o uso de caminhões pesados movidos a hidrogênio com desempenho elevado e emissão zero
Uma nova célula de combustível desenvolvida por pesquisadores da Universidade da Califórnia de Los Angeles alcançou durabilidade superior a 200 mil horas de operação, marcando um avanço importante para o uso de hidrogênio em caminhões superpesados. A célula utiliza nanopartículas de platina encapsuladas em grafeno e inseridas em uma estrutura condutora de carbono de alta eficiência, chamada Ketjenblack. O resultado é uma combinação de estabilidade e desempenho sem precedentes, com perda de potência inferior a 1,1% mesmo após simulações de uso intenso.
Para o setor de transporte de cargas, a viabilidade técnica das células de combustível a hidrogênio representa uma alternativa promissora frente aos desafios operacionais dos veículos elétricos, como o longo tempo de recarga e o peso elevado das baterias. A recarga rápida e a leveza dos sistemas movidos a hidrogênio atendem melhor às rotinas de longas distâncias típicas do transporte rodoviário.
Fonte: Site Inovação Tecnológica – Publicação, com base em pesquisa da Universidade da Califórnia de Los Angeles (UCLA).