Inmetro informa que não há previsão da atividade ser exercida por organismos de inspeção acreditados
Sobre a matéria “Inmetro autoriza transportadoras a se credenciarem como organismos de inspeção acreditados”, veiculada no site do SETCERGS no dia 11 de janeiro, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) esclarece que a verificação de tanques continuará sendo realizada pela Diretoria de Metrologia Legal, não havendo qualquer previsão de que essa atividade passe a ser exercida por organismos de inspeção acreditados (OIAs).
Segundo o assessor de carga perigosa do SETCERGS, Gilberto Cheiran, informação recebida de maneira informal do Inmetro-RJ dava conta de que, em janeiro, seria publicada uma nova norma, permitindo que os OIAs pudessem realizar essa atividade. Ele relata que o sindicato já protocolou carta solicitando mais esclarecimentos e, até então, não tinha obtido resposta.
“Caso essa mudança venha a ser implementada no futuro, acontecerá após ampla discussão com as partes interessadas de como o segmento será impactado, conforme recomendam as melhores práticas em regulação”, explicou o Inmetro, em nota.
Confira a matéria sobre a 21ª revisão da Norma nº: NIT-Diois-19 aqui.
Fonte: Inmetro/ Assessoria de Carga Perigosa do SETCERGS