EPTC vai substituir 634 equipamentos por dispositivos embarcados com a tecnologia de dados 4G
O programa Sinal Verde, anunciado pela prefeitura nesta segunda-feira (23/10), pretende modernizar a rede de sinaleiras de Porto Alegre, com a substituição de controladores mais antigos por novos, conectados por meio da tecnologia 4G (sem fio), e também por cabos de fibra óptica. O projeto terá investimento de R$12,65 milhões e busca substituir 634 dos 900 dispositivos que gerenciam a rede de sinaleiras da cidade, hoje composta por 11.072 semáforos, espalhados por 1.430 pontos em toda a cidade.
Atualmente, 92% dos controladores operam por cabos, enquanto 8% têm comunicação 4G. Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação -EPTC, há uma dificuldade de sincronização entre as sinaleiras e os equipamentos atuais. Além do acréscimo da nova tecnologia, a EPTC espera uma redução de 20% nos níveis de congestionamento e de tempo de viagem.
“São 634 pontos que vão estar mais conectados no nosso centro de controle e, principalmente, estarão mais operantes e apresentando o serviço. Um sistema com 600 pontos emite 430 mil comandos diários. Imagina isso sem coordenação, sem sincronização? Aí acaba gerando o famoso para e anda das avenidas. Isso tem que acabar”, apontou o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto.
O prefeito Sebastião Melo destacou que a medida também irá contribuir para a diminuição do furto de fios de sinaleiras da Capital.
“Uma das razões de não ter sinaleira sincronizada é o furto de fios. E isso vai mudar com a chegada do 4G, que permite ter uma tecnologia que não é cabo”, disse o prefeito.
Desde abril do ano passado, foram iniciados testes com a instalação de 24 controladores com sistema inteligente via fibra ótica. Os equipamentos foram colocados em um trecho de três quilômetros e meio da Terceira Perimetral, entre as Ruas Barão de Cotegipe e João Caetano. Neste ano, outros 30 com comunicação 4G foram instalados.
Como irá funcionar o Sinal Verde:
O planejamento foi dividido em duas etapas. A primeira se inicia nesta semana, com implantação de 363 novos controladores em 27 pontos de trânsito considerados mais críticos. Conforme o diretor-presidente da EPTC, os pontos que registram maior fluxo e congestionamento foram os escolhidos pela prefeitura para dar andamento no projeto. São os locais a seguir:
- Loureiro da Silva (João Alfredo/João Pessoa)
- Terceira Perimetral (Tarso Dutra/Salvador França)
- Wenceslau Escobar (Faixa Reversível)
- Loureiro da Silva (Edvaldo Pereira Paiva/Augusto de Carvalho)
- Salgado Filho (João Pessoa/Borges de Medeiros).
Outros 271 controladores serão instalados em uma segunda fase, prevista para ter início em abril do ano que vem:
- Av. Praia de Belas (José de Alencar/Ipiranga)
- Av. Bento Gonçalves (Rafael Clark/Marista)
- Av. Diário de Notícias (Padre Cacique/Barra Shopping)
- Av. Juca Batista (Eduardo Prado/Jorge Babot Miranda)
- Av. do Forte (Orion/Dom Luiz Guanella)
- Av. Cel. Marcos (Pedra Redonda/Tramandaí)
- Av. Cruzeiro do Sul (Moab Caldas/Divisa).
A estimativa é de que até junho do próximo ano todos os 634 novos controladores já estejam em funcionamento. Além da substituição do sistema, também está prevista a instalação de 80 nobreaks para garantir o funcionamento. Atualmente, em toda a cidade, há 60.
Fonte: GZH