Palestra CNT sobre macroeconomia destaca o cenário econômico atual

A necessidade de maior atenção com a trajetória inflacionária é um desses panoramas

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) promoveu, na quinta-feira, 11, palestra sobre a análise conjuntural econômica no Brasil e no mundo. O cenário macroeconômico foi apresentado pelo especialista em economia internacional e mercado financeiro Luís Suzigan. No âmbito global, a abordagem incluiu o crescimento econômico dos países desenvolvidos, o comportamento da inflação e aspectos geopolíticos no médio prazo. Sobre o contexto nacional, Suzigan considerou a dinâmica de inflação e juros, as perspectivas de crescimento econômico e as incertezas envoltas no cenário macroeconômico e político brasileiro.

“O risco inflacionário é o tema mais quente nos mercados globais e noticiários mundiais”, ressaltou. O especialista acrescentou que todo esse panorama pode influenciar a redução do estímulo monetário e um possível aumento dos juros internacionais, o que afeta os países emergentes, como o Brasil. 

Levando em conta um cenário em médio prazo, há questões relacionadas aos desdobramentos em decorrência dos ciclos políticos, em especial às mudanças na China a partir de 2023, e os riscos geopolíticos associados a esses fatores. “O que está acontecendo agora e deve seguir por mais uma década é uma realocação de cadeias de suprimentos”, destacou.

Para o especialista, a preocupação das economias dos diversos países é com a inflação. “São níveis de inflação de dois dígitos que não se viam desde a década de 1970 e 1980, nos Estados Unidos”, exemplifica. 

Essa trajetória inflacionária já é observada no Brasil e tem sido respondida principalmente com aumento da taxa Selic. Pelos cálculos de Suzigan, a média dos juros deve voltar para patamar mais próximo dos 6% no final do próximo ano, percentual em que estava entre 2010 e 2011. “O país tem liderado essa alta na América Latina. A normalização de políticas monetárias já começa a ocorrer também na Inglaterra e no Canadá”, pontuou.

Outro ponto destacado pelo economista foram os desafios climáticos. “Acompanhamos a COP26 (26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), que ocorreu em Glasgow, na Escócia. “É o momento para colocar uma visão sobre o que há de risco e oportunidade para o Brasil”, pontuou.

As metas mundiais que visam energias mais limpas têm sua parcela de peso na inflação. “Vários países estão buscando fazer essa transição. Isso tem custo e mantém a inflação pressionada”, enfatizou. Suzigan acredita que os riscos de recessão no Brasil são limitados. Lembra que fatores sazonais, como a seca, contribuem para que a inflação fique mais alta e causam repercussão nos alimentos e energia. “Isso pode influenciar em alguns setores, o transporte é um deles”, alertou.

Fonte: CNT

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×