Walmart usará caminhões autônomos para entregas nos EUA em 2021

Varejista anuncia rota totalmente sem motorista e ampliação de testes

A Walmart anunciou que vai usar caminhões baú totalmente autônomos para fazer entregas já em 2021. Em parceria com a startup Gatik, a varejista trabalhou em um projeto piloto ao longo de 18 meses e agora as empresas informam que estão dando um novo passo no projeto, retirando o motorista de segurança.

A Gatik é um startup do Vale do Silício (com sede também em Toronto) e equipou vários caminhões baú multitemperatura com sensores e software para permitir a direção autônoma. “Os caminhões autônomos operarão esta rota sem motorista no estado de Arkansas. Essa conquista é um novo marco que significa a primeira operação sem motorista realizada na meia milha da cadeia de suprimentos para Gatik e Walmart”, escreveu o VP de produtos do Walmart nos Estados Unidos, Tom Ward, no blog da companhia.

Em 2021, as entregas começarão a ser feitas de forma totalmente autônoma pelos veículos. O serviço também será ampliado para outra localidade no estado da Louisiana, onde os caminhões – que inicialmente vão rodar com motoristas de segurança – começarão a entregar itens de uma dark store do Walmart para um local de coleta pré-determinado – no modelo ‘clique e retire’, onde os clientes compram online e retiram em um ponto escolhido.

O Walmart está trabalhando com uma variedade de empresas autônomas em sua busca pela melhor opção para as grandes operações de varejo e entrega da empresa. Além de Gatik, a varejista tem perceria com Waymo, Cruise, Nuro, Udelv, Baidu, Ford e Postmates.

Fonte: Época NEGÓCIOS

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×