Universidades criam curso para formação de motoristas nos EUA

Parceria público/privada, iniciativa busca combater a falta de caminhoneiros

A crescente falta de motoristas no transporte rodoviário de cargas norte-americano segue sendo um desafio. Entidades ligadas ao setor estimam um déficit de 60.000 profissionais, número que tende a aumentar no decorrer dos próximos anos.

Ciente dos impactos econômicos que a falta de profissionais no transporte pode provocar, quatro universidades públicas do estado de Arkansa – a Universidade de Arkansas Hope-Texarkana, UA Cossatot, UA Rich Mountain e a ASU Three Rivers – se uniram e criaram um curso dedicado exclusivamente a formação de novos motoristas profissionais.

Batizado de Consórcio Arkansas Trucking Academy, o projeto que conta com um aporte inicial de US $ 720.000 e apoio do governo do Arkansas, se consagra como a primeira e única academia pública voltada para o transporte rodoviário no estado norte-americano.

De acordo com as instituições, os participantes contarão com cerca de 160 horas de qualificação que incluem aulas virtuais e presenciais, provas e treinamentos práticos em condições reais de tráfego. A expectativa é de que 20 turmas sejam formadas por ano, sendo cinco por cada universidade presente no projeto.

Fonte: Caminhões e Carretas

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×