Uberização na logística: entenda o fenômeno que está revolucionando o transporte

Conte com a Avansat para otimizar suas atividades e seguir se destacando no mercado.

A Uber foi criada há 14 anos e, de lá para cá, revolucionou o transporte em todo o mundo. Referência no transporte privado urbano ao conectar passageiros e motoristas, a startup de serviços impacta também no setor logístico. A facilidade que a digitalização oferece a esse tipo de serviço fez surgir o termo “Uberização na logística”. Para entender melhor sobre este fenômeno e seus impactos na atualidade, continue a leitura.

O que é a uberização na logística e no transporte? 

A plataforma Uber é conhecida por integrar passageiros e motoristas de forma rápida e direta. Assim, cliente e fornecedor são conectados, favorecendo a aceleração na prestação de serviços. Muito além da revolução que ocasionou no transporte mundial, a empresa é, hoje, símbolo máximo da tecnologia aplicada ao serviço. 

Neste modelo de negócios, o desenvolvimento tecnológico é um aliado das empresas, favorecendo a experiência dos clientes e facilitando a atividade dos fornecedores. Prova deste sucesso é a expansão do mesmo conceito para outros segmentos, inclusive na logística.

Tudo começou com as microempresas e a contratação de profissionais autônomos e terceirizados para a entrega de mercadorias. Porém, não demorou muito para que organizações de todos os portes, do comércio à indústria, percebessem as vantagens dessa modalidade. Com isso, grandes lojas, e-commerce e multimarcas nacionais aderiram à chamada uberização no setor de logística. 

Na logística, a uberização se dá por meio da contratação de prestadores de serviços terceirizados ou autônomos. Logo, esses profissionais possuem veículos próprios, como caminhões, carros ou motos, para realizar entregas de forma eficiente.

Qual o objetivo da uberização na logística?

Agora, você deve estar se perguntando quais as vantagens deste conceito aplicado à logística, não é? E mais, qual será o principal objetivo de uberizar o setor? A resposta é clara: ao digitalizar o processo de entregas, torna-se mais rápido localizar profissionais disponíveis assim que as demandas surgem. Com isso, a logística é otimizada e a empresa ganha em produtividade e desempenho.

Para a empresa contratante, isso representa redução de custos, uma vez que não será necessário investir em veículos, manutenção ou mesmo funcionários. Já para os profissionais autônomos, isso gera vantagens, pois permite trabalhar com diversas empresas ao mesmo tempo.

Empresas de transporte: como se modernizar neste mercado?

Para atuar nessa modalidade, é fundamental contar com ferramentas que permitam otimizar a rota. A geolocalização, é claro, também é indispensável. A partir desses recursos, é possível usufruir de benefícios que impactam positivamente na rotina empresarial. 

Nesse sentido, as empresas que atuam no ramo de transportes e entregas devem se modernizar para não ficar para trás. Se reinventar e buscar novas metodologias para atualizar os processos é essencial. Uma estratégia necessária é o investimento em soluções que aliam tecnologia aos serviços oferecidos.

Atualmente, existem softwares que visam à otimização das tarefas como um todo. Desde a rota até o processo de entrega finalizado, é possível melhorar a experiência do cliente com sistemas interativos e intuitivos. Isso agrega valor ao serviço prestado, gera satisfação no consumidor e aumenta a confiabilidade entre as partes.

 

BoxCam: uma solução que pode ser adaptada a diferentes veículos

 

Lançamento da Avansat, a BoxCam oferece vantagens para a entrega de mercadorias, independente do tamanho do veículo. Com isso, empresas podem deixar seus negócios mais seguros e eficientes, afinal, o sistema foi desenvolvido para otimizar as demandas de operações de last mile.

 

A BoxCam é composta por câmeras e sensores de violação ou desacoplamento, podendo ser fixada em diversos veículos de modo que não interfira na originalidade dos veículos, sendo a fixação feita por ventosas ou imas de alta performance. O equipamento garante visão 360° com infravermelho e suas câmeras podem ser facilmente reguladas e adaptadas à dinâmica de diversos veículos.

 

Quais as vantagens do BoxCam?

 

  • Gravação automática na nuvem assim que identificar uma ação suspeita ou irregular
  • Sistema Plug and Play com instalação rápida e segura, sem alterar a originalidade do veículo
  • Design ostensivo com câmeras 360° expostas com sensores e alertas de segurança

 

E então, você já conhecia o conceito de uberização na logística? A tecnologia vem transformando todos os setores da economia e a partir dela é possível revolucionar os negócios. Conte com a Avansat para otimizar suas atividades e seguir se destacando no mercado.

Conheça mais sobre a Avansat

O Sistema Avansat é pioneiro na segurança de cargas com videomonitoramento. Com tecnologias, tornam possíveis análises e insights antes inacessíveis. O resultado é redução de custos de combustível, melhor treinamento dos motoristas e uma visão ampla e completa do que acontece com os veículos nas ruas e estradas. Assim, contribuem diretamente para o ROI do seu negócio, além de preservar cargas e, principalmente, vidas.

Especialistas em convergir tecnologias na gestão da informação, tornando diversas ferramentas compatíveis e gerando dados. Informações que podem ser trabalhadas de forma preditiva, analisadas com rapidez e cruzadas com diversos bancos de dados de logística.

Estão ao lado de cada cliente para ir em frente. Trilhamos o caminho dos melhores resultados ao lado de empresas de todos os portes, como DHL, Pepsico, Philip Morris, Fadel, Buffon, BAT, entre outras.

Acompanhe as redes sociais: Instagram, Facebook e Linkedin. Entre em contato clicando aqui.

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×