Talagaço do diesel elevará reajuste de fretes para quase 40%

Como as rodovias dominam no transporte de cargas no país, a alta chegará em cascata ao consumidor por vários lados

Mesmo que esperado, o aumento de quase 25% do diesel nesta sexta-feira (11) nas refinarias é um novo talagaço que as transportadoras de cargas terão que administrar. O combustível é o principal custo das empresas, com um peso que varia de 35% a 55%. O consumidor final que se prepare, já que quase 90% das mercadorias no país são transportadas por caminhões. 

– Foi um talagaco, mas não tinha mais como segurar –  comentou à coluna da Giane Guerra no Gaúcha ZH o vice-presidente de Transportes do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística do Rio Grande do Sul (SETCERGS), Diego Tomasi. Ele se refere à disparada do petróleo provocada pela guerra no leste europeu, que já sinalizava que os reajustes pela Petrobras viriam a qualquer momento.

Tomasi mostrou à coluna a análise do Conselho Nacional de Estudos em Transporte, Custos, Tarifas e Mercado da NTC&Logística (CONET) apontando para um novo reajuste de fretes de 8,75%. O percentual se soma ao aumento sugerido no mês passado no serviço de cargas fracionadas e na carga lotação. O comunicado às transportadoras fala agora em aplicação emergencial, “acumulando um reajuste total de 28,96% na carga fracionada e 38,82% na carga lotação”. Não há um tabelamento no setor, mas os cálculos da entidade são usados como parâmetro para as negociações.

– O setor de transportes vai passar pela maior revolução da sua história. Que sobrevivam as empresas mais organizadas, corretas, com melhor gestão e sustentáveis – diz Tomasi, que também é diretor da Tomasi Logística. 

Caso você seja assinante da GZH é possível ler a matéria em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/giane-guerra/noticia/2022/03/talagaco-do-diesel-elevara-reajuste-de-fretes-para-quase-40-cl0m8gbm0000101656id8dqs7.html

Fonte: GZH

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×