SETCERGS se engaja na campanha Novembro Azul

Câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Para conscientizar os homens sobre a importância de que cuidem da saúde de maneira integral, o SETCERGS fará, durante todo o mês de novembro, postagens informativas em todas as redes sociais do sindicato.

Serão alertas sobre a importância de adotar hábitos saudáveis, do diagnóstico precoce e da realização dos exames de rotina para detectar o câncer de próstata.

Quem esteve no sindicato nesta terça-feira (3), como o presidente da DEX Soluções Logísticas, Roberto Dexheimer, e o ex-presidente do SETCERGS e também fundador e conselheiro do Banco de Alimentos, Adir Fração, recebeu a fita azul, símbolo da campanha.

O Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.

Sinais e sintomas

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Detecção precoce

A detecção precoce do câncer é uma estratégia para encontrar o tumor em fase inicial e, assim, possibilitar melhor chance de tratamento.

A detecção pode ser feita por meio da investigação, com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce), ou com o uso de exames periódicos em pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença. No caso do câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).

Na maior parte das vezes, esses sintomas não são causados por câncer, mas é importante que eles sejam investigados por um médico.

Fonte: INCA/Instituto Nacional de Câncer

[xyz-ips snippet=”tagsPost”]

Tags

×

Clique no link abaixo. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

×