Cinco deputados falaram no Tá na Mesa sobre a negociação da dívida do Estado com a União
O SETCERGS esteve presente em mais uma edição do Tá na Mesa, promovido pela FEDERASUL, nesta quarta-feira (4/11), em Porto Alegre. O presidente da entidade, Delmar Albarello, e a Gerente Geral, Michele Souza, acompanharam o encontro, que reuniu cinco deputados federais eleitos pelo Rio Grande do Sul para o mandato 2027–2031, em torno do tema “O papel da Bancada Federal no reerguimento do Rio Grande do Sul”.
Participaram do debate Alceu Moreira (MDB), Diogo Siqueira (PL), Gustavo Victorino (Republicanos), Pedro Westphalen (PP) e Rony Gabriel (Podemos). O diálogo abordou os desafios para a recuperação econômica, social e estrutural do Estado, além da necessidade de articulação política em Brasília para viabilizar investimentos, recursos federais e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento gaúcho.
Em participação no evento, o presidente Delmar Albarello reforçou a importância da bancada federal, que está comprometida com as necessidades do Estado e, principalmente, com a retomada da capacidade de produzir, gerar empregos e desenvolver a economia. “O setor de transporte e logística tem papel estratégico nesse processo, pois conecta a produção aos mercados e sustenta o funcionamento de diferentes cadeias econômicas. Precisamos de representantes que conheçam a realidade gaúcha e trabalhem para transformar as nossas demandas em ações concretas”, destacou.
Durante as manifestações, os deputados abordaram temas como a renegociação da dívida do Estado com a União, a criação de um Fundo Constitucional para o RS, a responsabilidade fiscal, a segurança jurídica e a necessidade de ampliar a capacidade de articulação da bancada federal.
Sobre o evento
O “Tá na Mesa” é um tradicional evento e fórum de debates voltado ao meio empresarial, político e econômico. A iniciativa funciona como um espaço de diálogo sobre inovação, infraestrutura, economia e provocações que debatem o futuro estratégico do Rio Grande do Sul.
Fonte: Imprensa SETCERGS